INFORMAÇÃO TÉCNICA LONGACTIL 25MG-50 AP. 5ML

Atualizado em 28/05/2016
O mecanismo preciso dos efeitos produzidos pela Clorpromazina não é conhecido. A principal ação farmacológica é psicotrópica. Também exerce atividade sedativa e antiemética.A Clorpromazina age em todo o Sistema Nervoso Central1, primeiramente com ação subcortical, bem como nos sistemas múltiplos de órgãos.
A Clorpromazina tem forte atividade antiadrenérgica e fraca atividade anticolinérgica periférica. A ação de bloqueio ganglionar é relativamente fraca. Também possui atividade anti-histamínica e anti-serotonina fracas.
A Clorpromazina possui ação estabilizadora no SNC2 e periférico, e ação depressora seletiva sobre o SNC2, o que permite o controle dos mais variados tipos de excitação, com grande valor no tratamento das perturbações mentais e emocionais. Apresenta um grande poder sedativo usado muito frequentemente quando a sedação3 for desejada. Possui ainda efeito hipnótico, sendo que desenvolve-se rapidamente a tolerância, não sendo utilizada em pacientes não psicóticos com esta indicação.
É rapidamente absorvida por via oral, difundindo-se por todo o organismo. Atravessa a barreira hematomeníngea, sendo que as concentrações no tecido4 cerebral são superiores às concentrações plasmáticas. Atravessa a placenta e é excretada pelo leite materno. A primeira meia-vida é considerada curta (algumas horas), mas a eliminação é lenta e prolongada (4 semanas ou mais). As variações individuais das concentrações plasmáticas são muito importantes.
Tem intensa metabolização hepática5 com a formação de metabólitos6 ativos, inativos e reciclagem enterohepática. A eliminação é feita pela via urinária e pelas fezes.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
3 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
4 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
5 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
6 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÃO TÉCNICA LONGACTIL 25MG-50 AP. 5ML?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.