PRECAUÇÕES TEGRETARD 200MG-20 BLI.10CPS

Atualizado em 28/05/2016
O tratamento com a Carbamazepina deverá ser efetuado exclusivamente sob supervisão médica. Deve ser adotada posologia cautelosa em pacientes com afecções1 cardiovasculares graves ou com distúrbios hepáticos ou renais, bem como nos idosos e pacientes com glaucoma2. Se o tratamento com a Carbamazepina for suspenso repentinamente, a passagem para outro anticonvulsivante deverá ser feita sob proteção de Diazepam. Devem ser tomadas precauções especiais em pacientes com hipertrofia3 prostática benigna.GRAVIDEZ4 E LACTAÇÃO5:
Se ocorrer gravidez4 durante o tratamento com a Carbamazepina ou se houver necessidade de iniciá-lo durante a gestação, os benefícios do tratamento deverão ser cuidadosamente avaliados em relação aos possíveis riscos, especialmente durante os três primeiros meses. O mesmo critério deve ser adotado nos casos de mães que estão amamentando, porque a substância ativa é excretada no leite materno.
Antes de inciar o tratamento, devem ser examinados os quadros cardiológico, hematológico, e as funções renal6 e hepática7. O quadro hematológico deverá ser controlado semanalmente e depois a intervalos mensais, enquanto as funções hepáticas8 deverão ser verificadas periodicamente. Se ocorrerem reações cutâneas9 alérgicas ou uma diminuição da contagem de leucócitos10 e/ou plaquetas11 ou piora das funções hepáticas8, deverá ser suspenso o tratamento com a Carbamazepina.
Os reflexos dos pacientes podem ser diminuídos pelo uso do produto, o que demanda cuidado, por exemplo, para dirigir veículos ou adaptar-se ao tráfego, ou no manejo de máquinas que ofereçam perigo.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
2 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
3 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
7 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
9 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
10 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
11 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.