FARMACOLOGIA CLÍNICA ARAMIN

Atualizado em 28/05/2016
O Aramin( (Bitartarato de Metaraminol) é uma potente amina simpatomimética que aumenta a pressão sanguínea tanto diastólica como sistólica.O efeito pressor do Metaraminol começa em 1 ou 2 minutos após aplicação intravenosa, em 10 minutos após injeção intramuscular1 e em 5 a 20 minutos após aplicação subcutânea2, com duração dos efeitos de 2 minutos a 1 hora.
O Metaraminol tem efeito inotrópico positivo sobre o coração3 e ação vasoconstritora. Em muitas situações de choque4 cardiogênico, o efeito benéfico das aminas simpatomiméticas é atribuído ao seu efeito inotrópico positivo.
O fluxo sanguíneo renal5, coronário e cerebral está em função da perfusão pressora e da resistência regional. Em pacientes com insuficiência6 ou falta de vasoconstrição7, existe uma vantagem adicional da ação periférica do Metaraminol, mas na maioria dos pacientes em choque4, a vasoconstrição7 é adequada e nenhum aumento adicional é necessário. O fluxo sanguíneo de órgãos vitais pode diminuir com o Metaraminol, se a resistência periférica8 for aumentada excessivamente.
O efeito pressor do Metaraminol é diminuído mas não revertido por agentes bloqueadores alfa-adrenérgicos9. Não é comum a queda da pressão sangüínea10 primária e secundária, e da resposta taquifilática, com o uso repetido de Metaraminol.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção intramuscular: Injetar medicamento em forma líquida no músculo através do uso de uma agulha e seringa.
2 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
3 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
4 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
7 Vasoconstrição: Diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.
8 Resistência periférica: A resistência periférica é a dificuldade que o sangue encontra em passar pela rede de vasos sanguíneos. Ela é representada pela vasocontratilidade da rede arteriolar especificamente, sendo este fator importante na regulação da pressão arterial diastólica. A resistência é dependente das fibras musculares na camada média dos vasos, dos esfíncteres pré-capilares e de substâncias reguladoras da pressão como a angiotensina e a catecolamina.
9 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
10 Pressão sangüínea: Força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É expressa como uma razão (Exemplo: 120/80, lê-se 120 por 80). O primeiro número é a pressão sistólica ou pressão máxima. E o segundo número é a presão diastólica ou mínima.

Tem alguma dúvida sobre FARMACOLOGIA CLÍNICA ARAMIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.