INFORMAÇÕES TÉCNICAS NITRATO DE ISOCONAZOL

Atualizado em 28/05/2016
O Isoconazol é uma substância antimicrobiana, primariamente de atividade antifúngica, mas que atua também como bactericida contra bactérias Gram-positivas. Inibe a desmetilase, enzima1 pertencente ao sistema microssomal, Citocromo-P450 dependente, prejudicando a síntese do ergosterol da membrana citoplasmática do microrganismo. Esta ação sobre o sistema enzimático, leva ao acúmulo de metil-esteróis que interrompem o fechamento das cadeias fosfolipídicas, alterando as funções de ATPases e de enzimas do sistema de transporte de elétrons, inibindo o crescimento e multiplicação dos fungos, particularmente das diversas espécies de Cândida como: Candida albicans, Candida tropicalis e Candida glabrata. Concentrações tópicas elevadas alteram a permeabilidade2 da membrana citoplasmática de diversos microrganismos, podendo, nestas condições, produzir um efeito fungicida e bactericida. Farmacocinética: A absorção tópica dos derivados triazólicos, como o Isoconazol, está entre 1 e 10%. Esta absorção origina níveis sangüíneos insignificantes, sendo rapidamente biotransformados e excretados.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.