INFORMAÇÕES TÉCNICAS PROPIONATO DE CLOBETASOL POMADA

Atualizado em 28/05/2016
Propionato de Clobetasol é um corticosteróide tópico1 de alta potência que difunde-se através da membrana celular2 e forma complexos com receptores citoplasmáticos específicos. Estes complexos entram no núcleo celular, ligam-se ao DNA e estimulam a transcrição do RNA-mensageiro e subseqüente a síntese protéica de várias enzimas inibitórias, responsáveis pelos efeitos antiinflamatórios dos corticosteróides tópicos. Esses efeitos antiinflamatórios incluem inibição do processo inicial tais como edema3, deposição de fibrina4, dilatação vascular5, migração e atividade fagocitária. Processos tardios como a deposição de colágeno6 e a formação de quelóide, também são inibidos pelos corticosteróides. Farmacocinética: Propionato de Clobetasol é absorvido através do estrato córneo. Sua absorção pode ser aumentada se o veículo da forma farmacêutica solubilizar o corticosteróide ou se aumentar sua concentração na forma farmacêutica. Sua absorção percutânea também aumenta se a pele7 ou a mucosa8 estiver escoriada ou inflamada ou se a temperatura corporal estiver alta; há alguma absorção sistêmica dos corticosteróides de uso tópico1 pela mucosa8 oral. A absorção aumenta quando aumenta a potência ou quando o uso for prolongado. A biotransformação principal é na pele7 e, se for absorvida, é hepática9. Aplicações repetidas resultam em efeitos cumulativos epidérmicos, que podem induzir ações prolongadas, aumento das reações adversas e aumento da absorção sistêmica.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Membrana Celular: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
3 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
4 Fibrina: Proteína formada no plasma a partir da ação da trombina sobre o fibrinogênio. Ela é o principal componente dos coágulos sanguíneos.
5 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
6 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.