PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS PROPIONATO DE CLOBETASOL POMADA

Atualizado em 28/05/2016
Em crianças, deve-se evitar o tratamento prolongado, pelo risco de supressão adrenal. Não usar na área da fralda, pois esta pode fazer o papel de um curativo oclusivo. Se for usado em crianças, o acompanhamento médico deverá ser feito a curtos intervalos de tempo. Deve-se evitar o uso de corticosteróides potentes na face1, pelo risco de atrofia2. Se usado nas pálpebras3, há risco de penetração ocular e glaucoma4. O uso sob oclusão pode facilitar o surgimento de infecção5 fúngica6 e bacteriana. A pele7 deve ser limpa ao tirar a oclusão, para diminuir a chance de infecção5 no local. Deve ser usado muito cuidadosamente no tratamento da psoríase8, pelo risco de desencadeamento de psoríase8 pustulosa, desenvolvimento de tolerância e fenômeno de rebote ou recidiva9, toxicidade10 local ou sistêmica, devido à insuficiência11 da barreira dérmica. De maneira geral, quanto ao uso de corticosteróides na gravidez12, deve-se optar sempre pelo de menor potência capaz de controlar a dermatose13 em questão, quando imprescindível.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
2 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
3 Pálpebras:
4 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
5 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Fúngica: Relativa à ou produzida por fungo.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
9 Recidiva: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
10 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
11 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
12 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
13 Dermatose: Qualquer moléstia da pele e de seus anexos, especialmente quando caracterizada pela ausência de inflamação.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.