INFORMAÇÕES AO PACIENTE TAMSULON

Atualizado em 28/05/2016


AÇÃO DO MEDICAMENTO

TAMSULON é um bloqueador da ação dos receptores adrenérgicos1 da próstata2, diminuindo o crescimento anormal da próstata2. TAMSULON reduz a tensão da musculatura da próstata2 e da uretra3 promovendo aumento do fluxo urinário.

O tempo médio estimado do início de ação é entre 4 e 8 horas.

 INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO

TAMSULON é indicado no tratamento dos sintomas4 funcionais da hiperplasia5 prostática benigna (crescimento anormal da próstata2).

RISCOS DO MEDICAMENTO

Contra-indicações

TAMSULON é contra-indicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, nos casos de pressão baixa ortostática e problemas graves no fígado6. Devido à possibilidade de ocorrerem tonturas7, deve-se ter cautela ao conduzir ou operar máquinas.

Este medicamento é contra-indicado para mulheres e crianças.

Este medicamento é contra-indicado na faixa etária abaixo de 16 anos.

Precauções

Não há dados sobre a influência de TAMSULON  na capacidade de conduzir ou operar máquinas; contudo, devido à possibilidade de ocorrerem tonturas7, deve-se alertar aos pacientes para que tenham cautela.

As cápsulas de TAMSULON não devem ser mastigadas e devem ser ingeridas após o café da manhã ou alguma refeição leve já que, quando ingeridas com grandes quantidades de alimentos, podem ter sua absorção diminuída.

Deve-se excluir a possibilidade de outras doenças da próstata2 que possam causar sintomas4 similares à hiperplasia5 prostática benigna antes de se iniciar o tratamento com TAMSULON. Antes do tratamento e em intervalos regulares após seu início, deve-se realizar toque retal e determinações do antígeno8 prostático específico.

TAMSULON pode provocar diminuição da pressão arterial9 que, em casos raros, pode levar à falha da circulação10. Pacientes que já apresentaram pressão baixa ao se levantar podem ser mais propensos a terem falha da circulação10. Aos primeiros sinais11 de pressão baixa ao se levantar como tontura12 e fraqueza, você deve sentar-se ou deitar-se até o desaparecimento dos sintomas4.

Pacientes com insuficiência renal13 ou hepática14 grave devem ser tratados com cautela.

Muito raramente pode ocorrer priapismo15 que é a ereção16 persistente e dolorosa do pênis17 não relacionada à atividade sexual. Contatar o médico se tais reações ocorrerem.

Interações Medicamentosas

A administração de tansulosina conjuntamente com a cimetidina pode elevar e a associação com a furosemida, diminuir os níveis plasmáticos de tansulosina.

O diclofenaco e a varfarina podem aumentar a velocidade de eliminação da tansulosina.

A administração concomitante de outros medicamentos que atuam de modo similar à tansulosina pode causar pressão baixa.

Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe a seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde18.

Atenção diabéticos: contém açúcar19

Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

REAÇÕES ADVERSAS

Durante o uso de TAMSULON podem ocorrer tontura12, ejaculação20 anormal (ejaculação20 retrógrada ou ausência de ejaculação20). Na maioria dos pacientes a ejaculação20 anormal (76%) ocorreu dentro das primeiras 2 ou 3 semanas de tratamento e foi reversível na retirada da droga. E, menos freqüentemente, dor de cabeça21, fraqueza, tontura12 ao se levantar, palpitações22 e rinite23 .

Ocasionalmente podem ocorrer náusea24, vômito25, diarréia26 e intestino preso.

Podem ocorrer ocasionalmente reações alérgicas tais como erupção27 cutânea28, coceira e urticária29. Raramente ocorreu edema30 dos vasos sangüíneos31.

Raramente podem ocorrer desmaio e priapismo15 que é a ereção16 persistente e dolorosa do pênis17 não relacionada à atividade sexual.

CONDUTA NO CASO DE SUPERDOSE

Não foram relatados casos de superdose aguda. Após uma superdose, teoricamente, pode ocorrer hipotensão32 (pressão baixa) aguda. O paciente deverá ser levado à um hospital onde serão monitorados função e os rins33. Induções a vômito25 e lavagem gástrica34 são indicadas para impedir a absorção de superdose.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO

Conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C) e ao abrigo da luz e umidade

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
2 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
3 Uretra: É um órgão túbulo-muscular que serve para eliminação da urina.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Hiperplasia: Aumento do número de células de um tecido. Pode ser conseqüência de um estímulo hormonal fisiológico ou não, anomalias genéticas no tecido de origem, etc.
6 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
7 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
8 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
9 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
10 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
11 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
12 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
13 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
14 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
15 Priapismo: Condição, associada ou não a um estímulo sexual, na qual o pênis ereto não retorna ao seu estado flácido habitual. Essa ereção é involuntária, duradora (cerca de 4 horas), geralmente dolorosa e potencialmente danosa, podendo levar à impotência sexual irreversível, constituindo-se numa emergência médica.
16 Ereção: 1. Ato ou efeito de erigir ou erguer. 2. Inauguração, criação. 3. Levantamento ou endurecimento do pênis.
17 Pênis: Órgão reprodutor externo masculino. É composto por uma massa de tecido erétil encerrada em três compartimentos cilíndricos fibrosos. Dois destes compartimentos, os corpos cavernosos, ficam lado a lado ao longo da parte superior do órgão. O terceiro compartimento (na parte inferior), o corpo esponjoso, abriga a uretra.
18 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
19 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
20 Ejaculação: 1. Ato de ejacular. Expulsão vigorosa; forte derramamento (de líquido); jato. 2. Em fisiologia, emissão de esperma pela uretra no momento do orgasmo. 3. Por extensão de sentido, qualquer emissão. 4. No sentido figurado, fartura de palavras; arrazoado.
21 Cabeça:
22 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
23 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
24 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
25 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
26 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
27 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
28 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
29 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
30 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
31 Vasos sangüíneos: Órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo. Existem três tipos principais de vasos sangüíneos que são as artérias, veias e capilares.
32 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
33 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
34 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.