CONTRA-INDICA çÕ ES NOVOSEVEN 60 KUI

Atualizado em 28/05/2016

Reconhecida hipersensibilidade à proteína de ratos, hamsters ou boi pode ser uma contra-indicação ao uso de NovoSeven. Precauções e advertências
Em condições patológicas nas quais o fator tissular1 possa estar expresso mais amplamente do que o considerado normal, por exemplo, em condições como doença aterosclerótica, doença grave, ou septicemia2, pode haver um risco potencial de desenvolvimento de eventos trombóticos3 ou indução de coagulação4 intravascular5 disseminada em associação com o tratamento com NovoSeven.
Pacientes em tais condições, sob tratamento com NovoSeven, devem permanecer sob estrita observação quanto a sinais6 e sintomas7 da ativação inadequada do sistema de coagulação4 ou trombose8.
Como o fator recombinante de coagulação4 VIIa presente em NovoSeven contém traços de IgG de camundongo, de IgG bovina e outras proteínas9 residuais de cultura, existe a possibilidade remota de que o paciente tratado com esse produto possa desenvolver hipersensibilidade a essas proteínas9.
Em caso de sangramento grave, o produto deve ser administrado em hospitais, preferencialmente especializados no tratamento de pacientes hemofílicos com inibidores dos fatores de coagulação4 VIII ou IX, ou se não for possível, em estreita colaboração com um médico especializado no tratamento da hemofilia10.
Em caso de episódios de sangramento leve a moderado, o produto pode ser administrado em casa, contudo, somente sob estreita supervisão de um centro de tratamento de hemofilia10 ao qual o paciente esteja ligado.
A duração do tratamento doméstico não deve exceder 24 horas. Se o sangramento não for controlado, a hospitalização será obrigatória.
Gravidez11 e lactação12
Estudos de reprodução13 em animais revelaram que a administração intravenosa de NovoSeven a ratos machos e fêmeas, em doses de até 150 KUI (3,0 mg)/kg de peso corpóreo/dia, não afetou a capacidade reprodutiva, a fertilidade, ou a ninhada. Não se sabe se NovoSeven pode 5
causar dano fetal quando administrado a uma mulher grávida, ou se pode afetar sua capacidade reprodutiva. Portanto, NovoSeven só deve ser administrado durante a gravidez11 quando claramente indicado.
Não se sabe se a droga é excretada no leite materno. A administração de NovoSeven durante a lactação12 deve ser feita com cautela.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tissular: Relativo a tecido orgânico.
2 Septicemia: Septicemia ou sepse é uma infecção generalizada grave que ocorre devido à presença de micro-organismos patogênicos e suas toxinas na corrente sanguínea. Geralmente ela ocorre a partir de outra infecção já existente.
3 Trombóticos: Relativo à trombose, ou seja, à formação ou desenvolvimento de um trombo (coágulo).
4 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
5 Intravascular: Relativo ao interior dos vasos sanguíneos e linfáticos, ou que ali se situa ou ocorre.
6 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Trombose: Formação de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Pode ser venosa ou arterial e produz diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.
9 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
10 Hemofilia: Doença transmitida de forma hereditária na qual existe uma menor produção de fatores de coagulação. Como conseqüência são produzidos sangramentos por traumatismos mínimos, sobretudo em articulações (hemartrose). Sua gravidade depende da concentração de fatores de coagulação no sangue.
11 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
12 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
13 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.