INFORMAÇÕES AO PACIENTE EXAVIR

Atualizado em 28/05/2016
· EXAVIR® é um antiviral utilizado no tratamento dos sintomas1 do herpes da pele2, como herpes labial e genital.· EXAVIR® deve ser conservado em lugar seco, fresco (temperatura menor que 30o C) e protegido da luz, na sua embalagem original até o término de seu uso.
· O número do lote, as datas de fabricação e validade estão carimbados no cartucho do produto.
· Não utilize o medicamento com prazo de validade vencido.
· EXAVIR® COMPRIMIDOS pode ser ingerido com ou sem alimentos.
· Os comprimidos de EXAVIR® podem ser ingeridos com água, leite, suco de frutas, refrigerantes ou com as refeições.
· EXAVIR® não deve ser utilizado por pacientes alérgicos ao aciclovir3, valaciclovir e a outros medicamentos da classe do aciclovir3.
· EXAVIR® CREME não deve ser utilizado por via intravaginal, intrabucal ou nos olhos4.
· Recomenda-se lavar as mãos5 após a aplicação de EXAVIR® CREME ou usar dedeira ou luva de borracha para evitar a transmissão da doença a outras partes do corpo ou para outras pessoas. Evite furar as bolhas e arrancar as crostas das feridas.
· A bisnaga de EXAVIR® CREME deve ser fechada imediatamente após o uso do medicamento.
· Por ser o herpes genital uma doença sexualmente transmissível, deve-se evitar o contato íntimo quando estão presentes lesões6 e sintomas1 da doença ou, caso ocorra, usar sempre um preservativo como camisinha para não transmitir a infecção7 ao parceiro.
· Informe ao médico a ocorrência de gravidez8 durante o tratamento ou após o seu término.
· Informe ao médico se estiver amamentando.
· Informe ao médico sobre os medicamentos que está utilizando.
· Obedeça a posologia indicada pelo médico e não interrompa o tratamento sem o seu conhecimento.
· Informe imediatamente o médico se ocorrerem reações indesejáveis.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE9.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
4 Olhos:
5 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
6 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.