CARACTERÍSTICAS AMICILON

Atualizado em 28/05/2016

O sulfato de amicacina é um antibiótico aminoglicosídeo semi-sintético derivado da canamicina através de uma modificação química que protege os grupos amino e hidroxila do ataque das enzimas inativadoras de aminoglicosídeos. Dessa maneira, o sulfato de amicacina é resistente à maioria das enzimas que inativam a canamicina, gentamicina, tobramicina e netilmicina. Possui ação bactericida sobre cepas1 sensíveis de microorganismos, especialmente Gram-Negativos, inclusive Pseudomonas sp, Escherichia coli, Proteus sp (indol positivo e negativo), Providencia sp, Klebsiella sp - Enterobacter sp - Serratia sp e Acinetobacter (Mima-Herellea) sp. Estudos "in vitro" demonstraram que a associação do sulfato de amicacina com antibiótico beta-lactâmico age sinergicamente contra vários organismos Gram-Negativos clinicamente significados.O sulfato de amicacina é rapidamente absorvido após administração intramuscular e o pico de concentração sangüínea é alcançado em aproximadamente 1 hora após a injeção2. Distribui-se amplamente pelos fluídos extracelulares, com exceção do fluído cérebro3-espinhal (a inflamação4 das meninges5 pode aumentar a passagem do sulfato de amicacina); a meia-vida sérica é de aproximadamente 2 horas e sua excreção é renal6, sendo eliminada praticamente sob a forma inalterada.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
5 Meninges: Conjunto de membranas que envolvem o sistema nervoso central. Cumprem funções de proteção, isolamento e nutrição. São três e denominam-se dura-máter, pia-máter e aracnóide.
6 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Tem alguma dúvida sobre CARACTERÍSTICAS AMICILON?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.