INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARAPSYL

Atualizado em 28/05/2016
A constipação1 é um sintoma2 caracterizado fisiologicamente pela passagem de fezes pouco abundantes, duras, pouco frequentes e/ou emitidas com dificuldades, sendo a ausência de fibras a sua principal causadora. Entre as fibras utilizáveis e utilizadas, o Psyllium husk, está entre as particularmente eficazes por suas propriedades de absorção de água no cólon3 e sua capacidade de aumentar o bolo fecal.Os laxantes4 lubrificantes são igualmente de grande interesse por sua eficácia e segurança reconhecidas. Compostos essencialmente de óleos minerais (vaselina e parafina), não são absorvíveis ao nível do tubo digestivo. São emolientes e lubrificantes, sendo que sua eficácia é proporcional à sua viscosidade5. Atuam retardando a reabsorção hídrica, amolecendo a massa fecal.
Por lubrificação, os óleos minerais facilitam a progressão e eliminação das fezes. São bem tolerados e suas ações se fazem sentir entre 6 a 8 horas. A eficácia dos óleos minerais nas constipações crônicas requer uma utilização prolongada.
A ingestão dos óleos minerais em sua forma natural pode provocar efeitos desagradáveis, como prurido6 ou exsudações anais. Para que este desconforto pudesse ser evitado, foi utilizada na formulação do PARAPSYL® a parafina líquida microencapsulada, associada ao Psyllium.
PARAPSYL®, considerando seu mecanismo de ação, enquadra-se no grupo de laxantes4 que hidratam e lubrificam o bolo fecal. O mecanismo de ação de cada um dos componentes da fórmula, uma mucilagem laxante7, o Psyllium husk (obtido a partir dos grãos do Plantago ovata Forsk) e um laxante7 emoliente (óleo de parafina sob uma forma original "seca" microencapsulada) faz com que PARAPSYL®, através de ações diferentes e seletivas, possa ser utilizado com segurança e eficácia comprovadas para o tratamento de constipações crônicas funcionais.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
2 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Cólon:
4 Laxantes: Medicamentos que tratam da constipação intestinal; purgantes, purgativos, solutivos.
5 Viscosidade: 1. Atributo ou condição do que é viscoso; viscidez. 2. Resistência que um fluido oferece ao escoamento e que se deve ao movimento relativo entre suas partes; atrito interno de um fluido.
6 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
7 Laxante: Que laxa, afrouxa, dilata. Medicamento que trata da constipação intestinal; purgante, purgativo, solutivo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.