INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS OXAPEN

Atualizado em 28/05/2016

O uso do cloranfenicol, eritromicinas, sulfamidas ou tetraciclinas, que são fármacos bacteriostáticos, pode interferir com o efeito bactericida das penicilinas no tratamento da meningite1 ou em outras situações onde seja necessário um efeito bactericida rápido. Nestes casos, é melhor evitar a terapia simultânea.

O uso concomitante de bloqueadores beta-adrenérgicos2 pode aumentar o risco e a gravidade das reações anafiláticas3.

O uso conjunto de probenecida diminui a secreção tubular renal4 das penicilinas, ocasionando aumento e prolongamento das concentrações séricas das penicilinas, prolongamento da vida-média de eliminação e aumento do risco de toxicidade5.

A mistura extemporânea de antibacterianos penicilínicos e aminoglicosídeos pode ocasionar substancial inativação mútua.Se for necessário administrá-los simultaneamente, que se faça em locais distintos e nunca misturando-os no mesmo recipiente, com 1 hora de diferença entre as administrações.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Meningite: Inflamação das meninges, aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, com ou sem reação purulenta do líquido cefalorraquidiano. As meninges são três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
2 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
3 Reações anafiláticas: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS OXAPEN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.