
FARMACOCINÉTICA SIRDALUD
Absorção e biodisponibilidade
A tizanidina é absorvida de forma rápida e quase completa, atingindo picos de concentração plasmática aproximadamente 1 hora após a administração da dose. A biodisponibilidade absoluta média é cerca de 34% por causa do extenso metabolismo1 de primeira passagem.
Distribuição
O volume médio de distribuição no steady-state (estado de equilíbrio) (Vss) após a administração i.v. é de 2,6 L/kg. A ligação à proteína plasmática é de 30%. A tizanidina apresenta um perfil farmacocinético linear acima do intervalo de dose de 4 a 20 mg. A baixa variação intra-individual nos parâmetros farmacocinéticos (Cmáx e AUC2) permite uma previsão confiável dos níveis plasmáticos após a administração oral. Os parâmetros farmacocinéticos da tizanidina não são afetados pelo sexo dos pacientes.
Biotransformação
Há demonstrações de que a droga é rápida e extensivamente metabolizada pelo fígado3. Os metabólitos4 parecem ser inativos.
Eliminação
A tizanidina é eliminada da circulação5 sistêmica com uma meia-vida terminal média de 2 a 4 horas. Os metabólitos4 são excretados primeiramente através dos rins6 (aproximadamente 70% da dose). A droga inalterada é excretada por via renal7 somente em uma pequena extensão (aproximadamente 2,7%).
Características nas populações de pacientes especiais
Em pacientes com insuficiência renal8 (clearance (depuração) de creatinina9 < 25 ml/min), foram encontrados valores médios dos níveis plasmáticos máximos como sendo duas vezes superiores aos de voluntários normais, e a meia-vida terminal prolongou-se por aproximadamente 14 horas, resultando em valores de AUC2 significativamente maiores (aproximadamente 6 vezes o valor médio)(veja "Precauções")
Interação com alimentos
A ingestão simultânea de alimentos não apresenta influência significativa no perfil farmacocinético da tizanidina. A alimentação aumenta o valor de Cmáx em aproximadamente 1/3 mas não apresenta relevância clínica na extensão da absorção (AUC2). O acréscimo no Cmáx não é considerado um dado de relevância clínica.