
DADOS DE SEGURANÇA PRÉ-CLÍNICOS SIRDALUD
Toxicidade1 agudaA tizanidina possui uma toxicidade1 aguda de baixa ordem. Os sinais2 de superdosagem foram evidentes após doses únicas > 40 mg/kg em animais e são relacionados à ação farmacológica da droga.
Toxicidade1 crônica e subcrônica
Em um estudo de toxicidade1 em ratos, realizado por um período de 13 semanas e utilizando a via oral, foram administradas doses diárias de 1,7; 8 e 40 mg/kg juntamente com a alimentação. Os maiores achados relacionaram-se à estimulação do sistema nervoso central3 (SNC4), como por exemplo, excitação motora, agressividade, tremor e convulsões, que ocorrem principalmente com doses mais elevadas.
Em um estudo de 13 semanas em cães, as doses diárias de 0,3; 1 e 3 mg/kg foram administradas em cápsulas, e em um estudo de 52 semanas, as doses foram equivalentes a 0,15; 0,45 e 1,5 mg/kg por dia. As alterações no eletroencefalograma5 (ECG) e os efeitos no SNC4 foram observados em doses diárias de 1 mg/kg e representaram efeitos farmacológicos marcadamente superiores. Os aumentos transitórios na transaminase TGP observados em doses diárias superiores ou equivalentes a 1 mg/kg não se relacionaram aos achados histopatológicos, mas indicam que o fígado6 é um órgão-alvo em potencial.
Mutagenicidade
Diferenças nos ensaios in vitro, bem como nos ensaios in vivo e citogenéticos não comprovaram o potencial mutagênico da tizanidina.
Carcinogenicidade
Nos estudos de toxicidade1 oral, foram administradas doses de até 9 mg/kg em ratos, juntamente com a alimentação, enquanto os camundongos receberam doses de até 16 mg/kg por dia. Os resultados obtidos em ambas as espécies não indicaram potencial carcinogênico.
Toxicidade1 reprodutiva
Não ocorreram efeitos teratogênicos7 ou embriotóxicos em ratas e coelhas grávidas que receberam doses de até 100 mg/kg por dia.
As ratas, antes do acasalamento até o fim da lactação8 ou durante o final da gravidez9 até a desmama dos filhotes, receberam doses diárias de 3, 10 e 30 mg/kg. As doses diárias de 10 e 30 mg/kg causaram prolongamento do período gestacional e distocia (parto difícil), resultando em um aumento da mortalidade10 pré-natal.