INFORMAÇÕES TÉCNICAS NEOCOFLAN GEL

Atualizado em 28/05/2016
O diclofenaco de dietilamônio é um antiinflamatório de síntese, não esteróide, derivado do ácido fenilacético. Exerce sua ação inibindo a atividade da ciclooxigenase, enzima1 que converte o ácido araquidônico a endoperóxidos cíclicos, precursores das prostaglandinas2. As prostaglandinas2 E e PGI 2 2 (prostaciclina) são vasodilatadores potentes, aumentam a permeabilidade3 vascular4 e, assim, causam as reações inflamatórias. Após aplicação tópica, diclofenaco de dietilamônio penetra através da pele5 depositando-se no tecido subcutâneo6 (onde atua tanto sobre os processos inflamatórios agudos como crônicos). É absorvido através da pele5 na proporção de aproximadamente 6% da dose aplicada, dependendo do tempo de contato, da área da pele5 coberta pelo produto e da hidratação da pele5. Após absorvido, é sujeito ao metabolismo7 de primeira passagem. Sua biotransformação envolve, em parte, a glicuronidação da molécula intacta, mas, principalmente, a hidroxilação simples e múltipla, resultando em vários metabólitos8 fenólicos (muitos dos quais são convertidos a conjugados glicuronídeos). A depuração sistêmica total do diclofenaco do plasma9 é de 263±56 mL/min; a meia-vida terminal no plasma9 é de 1-2 horas; é excretado sob a forma de metabólitos8 inativos (60% da dose absorvida), sendo apenas menos de 1% sob a forma inalterada, na urina10.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
3 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
4 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
6 Tecido Subcutâneo: Tecido conectivo frouxo (localizado sob a DERME), que liga a PELE fracamente aos tecidos subjacentes. Pode conter uma camada (pad) de ADIPÓCITOS, que varia em número e tamanho, conforme a área do corpo e o estado nutricional, respectivamente.
7 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
8 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
9 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
10 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.