CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO DROPROPIZINA

Atualizado em 28/05/2016

Este medicamento deve ser mantido em sua embalagem original e em temperaturaambiente entre 15° e 30° C. Proteger da luz.

" TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS
CRIANÇAS".
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE1
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS:
A dropropizina é um agente antitussivo que não exerce sua ação por mecanismo
central e sim nos receptores periféricos e nos seus condutores aferentes
envolvidos no reflexo da tosse. Com doses terapêuticamente ativas não ocorrem
dependência, constipação2 ou depressão respiratória.
Não produz broncoconstrição. Possui alguma atividade anti-histamínica,
possivelmente útil em tosse associada à condição alérgica; isto explica que doses
de 4 a 8 mg/Kg/dia de dropropizina reduzam a broncoconstrição induzida pela
histamina3. Mas, não possui ação sobre broncoespasmo4 induzido por acetilcolina5.
Por ação anti-adrenérgica, produz efeito hipotensor em doses elevadas, efeito que
desaparece em até 24 horas, mesmo após administração de doses de 30
mg/kg/dia, as quais excedem amplamente as doses terapêuticas habitualmente
recomendadas.
A absorção se dá rapidamente pelo trato gastrintestinal e as concentrações séricas
máximas são observadas 30 minutos após administração oral. Sofre
biotransformação no fígado6 e nos rins7; a meia-vida plasmática é de
aproximadamente 2 a 3 horas. Não há acumulação após doses múltiplas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
3 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
4 Broncoespasmo: Contração do músculo liso bronquial, capaz de produzir estreitamento das vias aéreas, manifestado por sibilos no tórax e falta de ar. É uma contração vista com freqüência na asma.
5 Acetilcolina: A acetilcolina é um neurotransmissor do sistema colinérgico amplamente distribuído no sistema nervoso autônomo.
6 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
7 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.