PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS METRONIX 100MG -CREME CAG. 50BIS X 50G

Atualizado em 28/05/2016
O Metronix deve ser utilizado com cautela em pacientes com doença grave, ativa ou crônica do sistema nervoso central1 e periférico, devido ao risco de agravamento neurológico.As pacientes devem ser aconselhadas a não ingerir álcool durante no mínimo 1 dia após o tratamento com metronidazol, devido à possibilidade de reação tipo dissulfiram (efeito antabuse2).
Se o tratamento com metronidazol, excepcionalmente, durar mais do que geralmente é recomendado, deve-se realizar testes hematológicos regularmente, principalmente contagem de leucócitos3, e a paciente deve ser monitorada quanto ao aparecimento de reações adversas, tais como neuropatias centrais ou periféricas (parestesia4, ataxia5, tontura6, crises convulsivas).
O Metronix deve ser administrado com cautela em pacientes com encefalopatia7 hepática8.
As pacientes devem ser avisadas que os metabólitos9 do metronidazol podem provocar escurecimento da urina10.
As pacientes devem ser avisadas sobre a possibilidade de confusão, tontura6 alucinações11 ou convulsões e aconselhados anão dirigir ou operar máquinas caso estes sintomas12 ocorram.
Carcinogênese e Mutagênese:
O metronidazol mostrou ser carcinogênico em camundongos e ratos. Contudo, estudos semelhantes em hamsters mostraram resultados negativos e estudos epidemiológicos extensivos em humanos não mostraram nenhuma evidência de aumento do risco carcinogênico em humanos. O metronidazol mostrou ser mutagênico em bactérias in vitro. Em estudos conduzidos em células13 de mamíferos in vitro, assim como em roedores ou humanos in vivo, houve uma evidência inadequada de efeito mutagênico do metronidazol.
Gravidez14:
O uso de metronidazol durante a gravidez14 deve ser cuidadosamente avaliado, pois atravessa a barreira placentária e seus efeitos sobre a organogênese fetal humana ainda são desconhecidos.
Lactação15:
Deve-se evitar o uso de metronidazol durante o período de amamentação16, pois é excretado no leite materno.
Uso pediátrico:
Não há estudos de avaliação para os efeitos do metronidazol geléia vaginal em pacientes pediátricos.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Efeito Antabuse: É um quadro conseqüente à interação de derivados imidazólicos (cetoconazol, itraconazol, miconazol, etc.) com álcool. Caracteriza-se por mal-estar, náuseas, tonturas e “gosto metálico na boca”.
3 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
4 Parestesia: Sensação cutânea subjetiva (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) vivenciada espontaneamente na ausência de estimulação.
5 Ataxia: Reflete uma condição de falta de coordenação dos movimentos musculares voluntários podendo afetar a força muscular e o equilíbrio de uma pessoa. É normalmente associada a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo. É um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico.
6 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
7 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.
8 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
9 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
10 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
11 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
12 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
13 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
14 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
15 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
16 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.