
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS NAPROSYN
A administração concomitante com alimentos, antiácidos1 ou colestiramina pode retardar a absorção de naproxeno, no entanto, não afeta sua ação.
Devido ao alto grau de ligação de naproxeno às proteínas2 plasmáticas, os pacientes que recebem simultaneamente drogas que também se ligam a albumina3 como anticoagulantes4 do tipo cumarínicos, sulfoniluréias5, outros antiinflamatórios não esteroidais e ácido acetil salicílico, possuem um potencial de interação, portanto, pacientes recebendo naproxeno e hidantoina, sulfonamida ou sulfoniluréia devem ser avaliados para um possível ajuste de dose caso necessário.
Em estudos clínicos, não se tem observado interações com naproxeno e anticoagulantes4 do tipo cumarínico; não obstante, aconselha-se cautela, já que se tem observado interações com outros agentes não esteroidais desta classe.
A fração livre da varfarina pode aumentar substancialmente em alguns pacientes e o naproxeno interferir na função plaquetária.
Assim como para outras drogas antiinflamatórias não esteroidais, o naproxeno pode inibir o efeito natriurético da furosemida.
Também foram relatados casos de inibição da depuração renal6 do lítio levando a um aumento da concentração deste no plasma7.
NAPROSYN e outros medicamentos não esteróides podem reduzir o efeito anti-hipertensivo do propranolol e outros beta-bloqueadores.
A probenicida, administrada concomitantemente, eleva os níveis plasmáticos do naproxeno e prolonga meia-vida plasmática significativamente.
A administração concomitante de NAPROSYN e metotrexato deve ser feita com cautela, porque tem-se relatado que o naproxeno, entre outros medicamentos antiinflamatórios não esteróides, reduz a secreção tubular do metotrexato em modelo animal, e assim possivelmente aumenta sua toxicidade8.
Interferências com testes laboratoriais:
Sugere-se que a terapêutica9 com NAPROSYN seja temporariamente descontinuada 48 horas antes da realização de provas de função adrenal, porque NAPROSYN pode incidentalmente interferir em algumas provas relativas aos esteróides 17-cetogênicos. Do mesmo modo, NAPROSYN pode interferir em algumas análises urinárias para o ácido 5-hidroxiindolacético.
O naproxeno diminui a agregação plaquetária, aumentando o tempo de sangramento. Esse efeito deve ser levado em consideração na determinação do tempo de sangramento.