INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS NOODIPINA

Atualizado em 28/05/2016

NOODIPINA® pode potencializar o efeito de outros anti-hipertensivos. A administração intravenosa simultânea com beta-bloqueador pode potencializar o efeito inotrópico negativo deste e causar insuficiência cardíaca1. A administração associada de anticonvulsivantes (fenobarbital, fenitoína, carbamazepina), pode aumentar a concentração plasmática de nimodipina, não se recomendando o seu uso com NOODIPINA® oral. O tratamento concomitante com drogas potencialmente nefrotóxicas, em pacientes com função renal2 comprometida, pode ocasionar insuficiência3 e deterioração das funções renais, o que exige monitoramento contínuo e, se necessário, interrupção do tratamento.
A concentração de nimodipina no sangue4 pode estar aumentada com o uso simultâneo de cimetidina ou de ácido valpróico. Como a solução para infusão contém álcool, podem ocorrer interações com substâncias incompatíveis com este.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.