POSOLOGIA TERRAMICINA SOLUCAO INTRAMUSCULAR

Atualizado em 28/05/2016

Terramicina® Solução Intramuscular (oxitetraciclina/lidocaína) pode ser usada no início do tratamento, quando se desejar segurança de níveis terapêuticos estáveis, ou em pacientes onde não se pode usar a via oral, por disfagia1, náusea2, intolerância gastrintestinal, perda da consciência, falta de cooperação, feridas traumáticas ou cirurgia do aparelho gastrointestinal ou obstrução intestinal.

A administração intramuscular de oxitetraciclina produz níveis sangüíneos menores quando comparada com a administração oral nas doses recomendadas.

Os pacientes que estejam recebendo oxitetraciclina intramuscular assim que possível devem passar para administração oral.

Adultos

Para infecções3 de natureza leve a moderada devem ser administrados 200 ou 300 mg diariamente, em doses iguais de 100 mg a cada 8 ou 12 horas ou em uma dose única diária de 250 mg. Em infecções3 severas devem ser administrados 300 a 500 mg diários, em doses iguais de 100 mg a cada 6 a 8 horas ou em dose de 250 mg a cada 12 horas.

Crianças acima de 8 anos de idade


Terramicina® Solução Intramuscular (oxitetraciclina/lidocaína) deve ser administrada em doses de 15 a 25 mg/kg/dia de peso corporal, não podendo exceder a dose máxima de adulto. A dose deve ser dividida e administrada a cada 8 a 12 horas.

Cuidados de Administração

Como outras apresentações intramusculares. a Terramicina® solução intramuscular (oxitetraciclina/lidocaína) deve ser administrada profundamente em região de grande musculatura, tal como o quadrante superior externo da região glútea4, ou parte lateral da coxa5. Deve-se cuidar para não injetar em um nervo importante. Para evitar lesão6 do nervo radial7, não se deve injetar o medicamento nos terços médio e inferior do braço. Deve-se usar agulha estéril sem material depositado externamente. Depois de inserida a agulha, recomenda-se aspirar a seringa8 antes da injeção9 para evitar a administração intravenosa acidental. Aconselha-se alternar os locais de injeções para cada tratamento subseqüente.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Disfagia: Sensação consciente da passagem dos alimentos através do esôfago. Pode estar associado a doenças motoras, inflamatórias ou tumorais deste órgão.
2 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Região Glútea:
5 Coxa: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
6 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
7 Nervo Radial: Um importante nervo da extremidade superior. Em humanos, as fibras do nervo radial se originam nas regiões cervical inferior e torácica superior da medula espinhal (geralmente entre C5 e T1), percorrem seu trajeto via fascículo posterior do plexo braquial, e fornecem inervação motora para os músculos extensores do braço e fibras sensitivas cutâneas para as regiões extensoras do braço e mão.
8 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
9 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.