
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS CELESTAMINE
Betametasona O uso concomitante de fenobarbital, fenitoína, rifampicina ou efedrina pode aumentar o metabolismo1 dos corticosteróides, reduzindo seus efeitos terapêuticos.
Os pacientes que estejam recebendo corticosteróides e estrogênios devem ser observados quanto a efeitos excessivos de seu uso.
O uso concomitante de corticosteróide com diuréticos2 depletores de potássio pode agravar a hipocalemia3.
O uso concomitante de corticosteróides com glicosídeos cardíacos pode aumentar a possibilidade de arritmias4 ou toxicidade5 do digital associada à hipocalemia3. Os corticosteróides podem aumentar a depleção6 de potássio causada pela anfotericina B.
Em todos os pacientes que estejam recebendo qualquer uma das terapias combinadas, as determinações séricas eletrolíticas, particularmente os níveis de potássio, devem ser monitorizadas.
O uso concomitante de corticosteróides com anticoagulantes7 do tipo cumarínico pode aumentar ou diminuir os efeitos anticoagulantes7, possivelmente requerendo ajuste na dose.
Os efeitos combinados de fármacos antiinflamatórios não corticosteróides ou álcool com glicocorticóides podem resultar em aumento da ocorrência ou gravidade de ulceração8 gastrintestinal.
Os corticosteróides podem diminuir as concentrações de salicilato sangüíneo.
O ácido acetilsalicílico deve ser usado com cautela em conjunto com corticosteróides na hipoprotrombinemia.
Ajustes nas doses dos fármacos hipoglicemiantes9 poderão ser necessários quando corticosteróides forem administrados a diabéticos. A terapia concomitante com glicocorticóides pode inibir a resposta à somatotropina.
Maleato de dexclorfeniramina -- Os inibidores da MAO10 (monoaminoxidase) prolongam e intensificam os efeitos dos anti-histamínicos. Hipotensão11 grave pode ocorrer.
O uso concomitante de anti-histamínicos e álcool, antidepressivos tricíclicos, barbitúricos e outros depressores do Sistema Nervoso Central12 pode potencializar o efeito sedativo da dexclorfeniramina.
A ação de anticoagulantes7 orais pode ser reduzida pelos anti-histamínicos.