INFORMAÇÃO TÉCNICA ELOCOM

Atualizado em 28/05/2016

A mometasona é um corticosteróide sintético que apresenta propriedades antiinflamatórias, antipruriginosas e vasoconstritoras. Quimicamente, a mometasona possui fórmula empírica C27H30C12O6, e peso molecular de 521,4.

Farmacodinâmica e Farmacocinética

A classe dos corticosteróides é composta, inclusive, por hormônios esteróides secretados pelo córtex adrenal e seus análogos sintéticos. Farmacologicamente, os corticosteróides são usados principalmente com efeitos antiinflamatórios e/ou imunossupressores.

Corticosteróides tópicos, assim como a mometasona, são eficazes no tratamento de dermatoses corticosteróide-responsivas, principalmente por causa das ações antiinflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora. Todavia, enquanto os efeitos fisiológicos, farmacológicos e clínicos dos corticosteróides são bem conhecidos, o exato mecanismo dessas ações, em cada enfermidade, é incerto.

A absorção percutânea dos corticosteróides tópicos é extensa, sendo determinada por muitos fatores incluindo: o veículo, o integrante da barreira epidérmica e o uso de curativos oclusivos. Uma vez completamente absorvidos pela pele1, os corticóides são distribuídos pela pele1, os corticóides são distribuídos farmacocinéticamente, similarmente aos corticóides sistêmicos2.

Os corticosteróides são principalmente metabolizados no fígado3 e são excretados pelos rins4. Alguns corticosteróides são excretados pela bile5.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
3 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
4 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
5 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.