PRECAUÇÕES ELOCOM

Atualizado em 28/05/2016

Se ocorrer irritação ou sensibilização com o uso de ELOCOM Creme ou Pomada, a medicação deverá ser suspensa e instituído tratamento adequado.

Em caso de infecção1, deverá ser instituído o uso de um agente antimicótico ou antibiótico apropriados. Se uma resposta favorável não ocorrer rapidamente, o corticosteróide deverá ser suspenso até que a infecção1 tenha sido controlada adequadamente.

Qualquer um dos efeitos secundários relatados com o uso de corticosteróides sistêmicos2, inclusive supressão da supra-renal3, também poderá ocorrer com a administração tópica de corticosteróides, principalmente em crianças e lactentes4.

A absorção sistêmica de corticosteróides tópicos poderá aumentar se forem tratadas áreas extensas ou com o uso de técnica oclusiva. Nestes casos, deve-se tomar as precauções necessárias, assim como quando houver previsão de tratamento a longo prazo, especialmente em crianças e lactentes4.

O uso excessivo e prolongado de corticosteróides pode suprimir a função hipófise5 supra-renal3, resultando em insuficiência6 supra-renal3 secundária.

Pacientes pediátricos poderão demonstrar aumento da suscetibilidade à indução pelo corticóide tópico7 da supressão do eixo hipotalâmico-pituitário e síndrome de Cushing8. Isso poderá ocorrer devida à razão  entre a área de superfície da pele9 e o peso corporal. O uso de corticosteróides tópicos em crianças deverá ser limitado à mínima dose possível a qual seja compatível a um regime terapêutico efetivo. O tratamento crônico10 com corticosteróides pode interferir no crescimento e desenvolvimento das crianças.

ELOCOM Creme ou Pomada não é indicado para uso oftálmico.

Uso Durante a Gravidez11 e a Lactação12

Como a segurança do uso de ELOCOM nas formas creme ou pomada durante a gravidez11 não está estabelecida, deverá ser usado com cautela durante a gestação, apenas se o possível benefício justificar o risco potencial para o feto13. Corticosteróides não devem ser usados em mulheres grávidas em grandes quantidades ou durante períodos prolongados.

Como não se sabe se os componentes do produto são excretados no leite, recomenda-se cautela quando for administrado em mulheres lactantes14.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
3 Supra-renal:
4 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
5 Hipófise:
6 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
7 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
8 Síndrome de Cushing: A síndrome de Cushing, hipercortisolismo ou hiperadrenocortisolismo, é um conjunto de sinais e sintomas que indicam excesso de cortisona (hormônio) no sangue. Esse hormônio é liberado pela glândula adrenal (também conhecida como suprarrenal) em resposta à liberação de ACTH pela hipófise no cérebro. Níveis elevados de cortisol (ou cortisona) também podem ocorrer devido à administração de certos medicamentos, como hormônios glicocorticoides. A síndrome de Cushing e a doença de Cushing são muito parecidas, já que o que a causa de ambas é o elevado nível de cortisol no sangue. O que difere é a origem dessa elevação. A doença de Cushing diz respeito, exclusivamente, a um tumor na hipófise que passa a secretar grande quantidade de ACTH e, consequentemente, há um aumento na liberação de cortisol pelas adrenais. Já a síndrome de Cushing pode ocorrer, por exemplo, devido a um tumor presente nas glândulas suprarrenais ou pela administração excessiva de corticoides.
9 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
10 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
11 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
12 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
13 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
14 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.