PRECAUÇÕES ISOTREX GEL

Atualizado em 28/05/2016
Isotrex Gel contém uma base alcoólica que pode causar irritação aos olhos1, sensação de prurido2 e ardência em membranas mucosas3 ou outras superfícies sensíveis, sintomas4 estes que podem ser provocados também pela presença do princípio ativo (isotretinoína). O produto não deve ser aplicado na pele5 eczematosa, esfoliada ou que apresente queimadura solar e em outros locais sensíveis como os ângulos do nariz6 e o pescoço7. O uso de outros produtos tópicos com a mesma finalidade terapêutica8 deverá ser feito com precaução, pois pode ocorrer um efeito irritante cumulativo, especialmente com o uso de produtos contendo agentes abrasivos e descamantes. Evitar a exposição excessiva das áreas tratadas com Isotrex Gel à luz solar ou a lâmpadas ultravioletas, protegendo-as com a utilização de protetor solar com, no mínimo, FPS 15 ou de roupas claras. A segurança e a eficácia não foram ainda estabelecidas em crianças e, portanto, o uso de Isotrex Gel não é recomendado nesta faixa etária. Cosméticos não oleosos podem ser utilizados desde que a área cutânea9 a ser tratada com Isotrex Gel seja limpa e seca antes da aplicação do produto. - Interações medicamentosas: o uso concomitante de medicamentos tópicos com Isotrex Gel deve ser realizado com cautela, principalmente se essas preparações tópicas contiverem agentes descamativos (por exemplo, peróxido de benzoíla) ou abrasivos.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Olhos:
2 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
3 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
6 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
7 Pescoço:
8 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
9 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.