REAÇÕES ADVERSAS EFEXOR XR

Atualizado em 28/05/2016
náusea1, tonturas2, sonolência, secura da boca3, insônia e anorexia4, mudança nos sinais vitais5, mudanças no apetite e peso, mudanças laboratoriais, mudanças no ECG. Adaptação a certas ocorrências adversas: a ocorrência de muitos dos fatos adversos está relacionada à dosagem. Os efeitos colaterais6 normalmente diminuem em intensidade e freqüência com uma terapia continuada. Efeitos da interrupção do tratamento: os sintomas7 relatados incluíram cansaço, náusea1 e tonturas2 e um episódio de comportamento hipomaníaco, tonturas2, secura da boca3, insônia, náusea1, nervosismo e sudorese8. Efeitos relacionados com a interrupção do tratamento são notórios no caso dos antidepressivos. Recomenda-se, pois, que a dosagem de Efexor XR seja gradualmente diminuída com monitoramento do paciente (ver Posologia).
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
2 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
3 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
4 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
5 Sinais vitais: Conjunto de variáveis fisiológicas que são pressão arterial, freqüência cardíaca, freqüência respiratória e temperatura corporal.
6 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Sudorese: Suor excessivo

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.