REAÇÕES ADVERSAS TRAVOGYN

Atualizado em 28/05/2016

Apesar da associação Tioconazol / Tinidazol ser muito bem tolerada, as reações mais comumente relatadas são: reações alérgicas, vermelhidão ou prurido1 local e queimação urinária.  Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.  TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.  Uso concomitante com outras substâncias: Durante o tratamento e após 3 dias de seu término, deve-se suprimir o consumo de bebidas alcóolicas.  
- CONTRA-INDICAÇÕES:
TRAVOGYN
(Tinidazol / Tioconazol) está contra-indicado para gestantes no primeiro trimestre de gravidez2, lactantes3 e crianças. Informar seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.  NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE4  

- INFORMAÇÕES TÉCNICAS  
O Tioconazol é um derivado do imidazol, com ação fungistática-fungicida contra algumas bactérias. Seu mecanismo de ação é duplo, já que em baixas concentrações desenvolve um efeito fungistático que se relaciona com a inibição da biosíntese do ergosterol, o que gera a desorganização da membrana celular5 e a alteração de seu funcionamento. Em troca, em concentrações elevadas, atua como um potente fungicida por ação direta sobre a parede celular.  O Tioconazol é um agente antifúngico sintético de amplo espectro que "in vitro" apresenta ação fungicida contra leveduras e dermatófitos6 e tem atividade contra : Trichomonas vaginalis, Gardnerella vaginalis, Bacteroides sp e algumas bactérias Gram-positivas, incluindo Staphylococcus e Streptococcus sp. É eficiente, também contra Candida albicans e C. Glabrata.  O Tinidazol é ativo contra protozoários7 e contra bactérias anaeróbias obrigatórias. A atividade antiprotozoária inclui Trichomonas vaginalis, Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. É eficiente, também, contra Gardnerella vaginalis e a maioria das bactérias anaeróbias como : Bacteroides fragilis, Bacteroides melaminogenicus, Bacteroides sp, Clostridium sp, Eubacterium sp, Peptostreptococcus sp e Veillonella sp.  
- Farmacocinética:
O Tinidazol apresenta uma concentração plasmática de aproximadamente 40 mg/ml, que é obtida após 2 horas de administração de uma dose simples de 2 g. A meia-vida de eliminação é de 12 à 14 horas. Distribui-se amplamente, encontrando-se concentrações similares à plasmática na bile8, leite materno, líquido cefalorraquidiano9, saliva e outros tecidos. Atravessa a barreira placentária.  A absorção sistêmica do Tioconazol é insignificante por via tópica ou intravaginal. A sua absorção dérmica é muito baixa, dado que o pico de concentração plasmática é alcançado após 12 horas. Os níveis séricos são inferiores à 5 - 14 µg/ml com o creme vaginal.  Com relação ao Tinidazol, a droga sem alterações e seus metabólitos10 se excretam pela urina11 e, em menor quantidade, pelas fezes. Para o Tioconazol, a quantidade total de metabólitos10 reconhecidos na urina11 ( 3%) e fezes ( 17% ) é escassa.  
- Indicações:  
TRAVOGYN
(Tioconazol / Tinidazol) é indicado no tratamento de vulvovaginites causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella, isoladas ou mistas.  
- Contra-indicações:  
TRAVOGYN
(Tioconazol / Tinidazol) é contra-indicado para pacientes12 com hipersensibilidade a agentes antimicrobianos imidazólicos ou a quaisquer componentes da fórmula.  Com relação ao Tinidazol, está contra-indicado, para pacientes12 com discrasia sangüínea; doenças do SNC13; durante os primeiros trimestres de gravidez2 e nutrizes14 durante o período neonatal.  
- Interações medicamentosas:
A ingestão de bebidas alcóolicas é incompatível com o uso de medicamentos contendo Tinidazol, visto que o mesmo exibe um efeito semelhante ao dissulfiram ( inibidor da aldeído-desidrogenase ), dando lugar a reações como náuseas15, vômitos16, cólicas17 abdominais e rubor.  
- Reações adversas:
Os efeitos adversos mais comuns são reações alérgicas e sensação de queimação local. Outros efeitos relatados foram: "rush" cutâneo18; urticária19; prurido1; corrimento; eritema20; queimação urinária; edema21 dos membros inferiores e irritação local. Efeitos adversos relativos ao Tinidazol podem ocorrer, tais como : gastrintestinais, neurológicos, leucopenia22 e neutropenia23 transitórias. Assim sendo, recomenda-se a contagem de leucócitos24 total e diferencial antes e após o tratamento prolongado. Na ocorrência de distúrbios neurológicos o tratamento deverá ser descontinuado. Outros efeitos adversos raramente observados são cefaléia25, cansaço e urina11 escura.  

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Membrana Celular: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
6 Dermatófitos: Qualquer fungo microscópico que parasita a pele, as unhas ou os pelos.
7 Protozoários: Filo do reino animal, de classificação suplantada, que reunia uma grande parcela dos seres unicelulares que possuem organelas celulares envolvidas por membrana. Atualmente, este grupo consiste em muitos e diferentes filos unicelulares incorporados pelo reino protista.
8 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
9 Líquido cefalorraquidiano: Líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnoideo no cérebro e na medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Possui também a função de fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnoideo em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
10 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
11 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
12 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
13 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
14 Nutrizes: Mulheres que amamentam; amas de leite; que alimentam.
15 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
16 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
17 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
18 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
19 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
20 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
21 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
22 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
23 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
24 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
25 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.