INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ANCLOMAX POMADA

Atualizado em 28/05/2016

A probenicida aumenta a meia-vida média e a área sob a curva de concentração plasmática do aciclovir1, pois ela reduz a secreção tubular renal2. Outras drogas que afetam a fisiologia3 renal2 podem potencialmente influenciar a farmacocinética do aciclovir1.

Quando usado conjuntamente com o interferon ou metotrexato intratecal pode resultar em anormalidades neurológicas. Outros fármacos nefrotóxicos podem aumentar o potencial para nefrotoxicidade4, sobretudo na presença de insuficiência renal5.

A zidovudina produz letargia6 extrema.

O uso concomitante de aciclovir1 e petidina (meperidina) pode acarretar aumento de toxicidade7.

Quando se emprega ciclosporina e aciclovir1 conjuntamente, pode ocorrer aumento dos níveis séricos de creatinina8, de nefrotoxicidade4 e dos níveis de aciclovir1, acompanhado por necrose9 aguda tubular reversível.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Fisiologia: Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
4 Nefrotoxicidade: É um dano nos rins causado por substâncias químicas chamadas nefrotoxinas.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Letargia: Em psicopatologia, é o estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo, do qual a pessoa pode ser despertada, mas ao qual retorna logo a seguir. Por extensão de sentido, é a incapacidade de reagir e de expressar emoções; apatia, inércia e/ou desinteresse.
7 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
8 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
9 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ANCLOMAX POMADA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.