INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS PNEUMOCRIS 2MG - CX C/ 50 ENV X 10 CPS

Atualizado em 28/05/2016
A administração concomitante de teofilina com agonistas beta-adrenoceptores pode potencializar os efeitos adversos, incluindo hipopotassemia1, hiperglicemia2, taquicardia3, hipertensão4 e tremor.
Pacientes com asma5 grave, recebendo concomitantemente tratamento com salbutamol6 e xantina derivada, devem ter seus níveis séricos de potássio monitorados.
O uso concomitante de Salbutamol6 com terapia diurética pode intensificar a hipopotassemia1; sendo que o potencial arritmogênico desta interação pode ser clinicamente importante em pacientes com doença isquêmica cardíaca.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipopotassemia: Concentração sérica de potássio inferior a 3,5 mEq/l. Pode ocorrer por alterações na distribuição de potássio (desvio do compartimento extracelular para intracelular) ou de reduções efetivas no conteúdo corporal de potássio por uma menor ingesta ou por perda aumentada. Fraqueza muscular e arritimias cardíacas são os sinais e sintomas mais comuns, podendo haver também poliúria, polidipsia e constipação. Pode ainda ser assintomática.
2 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
3 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
4 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
5 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
6 Salbutamol: Fármaco padrão para o tratamento da asma. Broncodilatador. Inibidor do trabalho de parto prematuro.

Tem alguma dvida sobre INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS PNEUMOCRIS 2MG - CX C/ 50 ENV X 10 CPS?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.