PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS ACICLOVIR 50MG/G-1BIS.10G

Atualizado em 28/05/2016
O Aciclovir1 creme não é uma preparação adequada para uso intravaginal, intrabucal e nos olhos2.Carcinogenicidade:
O Aciclovir1 não se mostrou carcinogênico em estudos a longo prazo em ratos e camundongos.
Mutagenicidade:
Resultados de uma grande série de testes de mutagenicidade in vitro indicaram que o Aciclovir1 não apresenta risco genético para o homem.
Fertilidade:
Efeitos adversos, na sua maioria reversíveis, sobre a espermatogênese, em associação com toxicidade3 global em ratos e cães, foram relatados apenas com doses de Aciclovir1 sistêmico4 que excediam muito aquelas empregadas terapeuticamente. Estudos de duas gerações em camundongos não revelaram qualquer efeito do Aciclovir1, administrado oralmente, sobre a fertilidade. Não há experiência sobre o efeito do Aciclovir1 creme na fertilidade da mulher.
Os comprimidos do Aciclovir1 não mostraram ter efeito definitivo sobre a contagem, a morfologia ou a motilidade dos espermatozóides5 no homem.
Gravidez6:
A administração sistêmica do Aciclovir1 em testes padrões internacionalmente aceitos não produziu efeitos embriotóxicos ou teratogênicos7 em coelhos, ratos e camundongos. Em testes não padronizados em ratos, observaram-se anormalidades fetais apenas após doses tão altas que produziram toxicidade3 materna. A relevância clínica dessas descobertas é incerta. A experiência em seres humanos é limitada; assim, o uso do Aciclovir1 creme deve ser considerado apenas quando os benefícios potenciais suplantarem a possibilidade de riscos desconhecidos.
Lactação8:
Dados limitados em humanos mostraram que a droga passa para o leite materno após administração sistêmica.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
2 Olhos:
3 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
4 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
5 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.