
INFORMAÇÃO AO PACIENTE CLOB-X
Atualizado em 28/05/2016
CLOB-X deve ser mantido em temperatura ambiente (15º - 30ºC).
O prazo de validade é de 24 meses e está gravado na embalagem. Não use medicamentos com o prazo vencido.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. O produto não deve ser utilizado durante a gravidez2.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Quando utilizado por longos períodos, sob curativos ou em dobras da pele1, poderá determinar alterações da pele1, tais como estrias, adelgaçamento, dilatação dos vasos capilares3 sangüíneos e desenvolvimento de infecção4 secundária.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
CLOB-X está contra-indicado em crianças abaixo de 12 anos de idade e em pacientes com hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula.
CLOB-X gel, creme e pomada dermatológica estão contra-indicados em rosácea, acne5 e dermatite6 perioral; nas lesões7 cutâneas8 conseqüentes a infecções9 por vírus10 (ex.: herpes simples, varicela11), fungos (ex.: sapinho) ou bactérias (ex.: impetigo12). CLOB-X gel não deve ser usado na face13, virilha ou axilas.
CLOB-X solução tópica (capilar14) está contra-indicado em processos infecciosos do couro cabeludo. Evitar o contato com as membranas mucosas15 e os olhos16 e não utilizar a solução próximo ao fogo.
Como é comum a todos os corticosteróides, CLOB-X somente deve ser utilizado por curtos períodos e sob estrito controle médico. Não se recomenda o tratamento por período superior a 2 semanas consecutivas e a dose não deverá exceder a 50 g / semana, devido à possibilidade de inibição do eixo HPA (hipotalâmico-hipofisário-supra-renal17).
A face13, mais do que qualquer área do corpo, pode apresentar alterações após tratamento prolongado com os corticosteróides tópicos mais potentes, como é o caso do CLOB-X. Se aplicado em região periocular (pálpebra) é preciso cuidado, evitando-se o contato com os olhos16, o que poderia resultar em aumento da pressão no interior do olho18.
Recomenda-se, quando houver indício de dermatite6 infectada, a utilização concomitante de antibiótico. Qualquer evidência de disseminação da infecção4, interromper a corticoterapia tópica e instituir terapêutica19 antibiótica sistêmica adequada.
NÃO USE REMÉDIO SEM CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE20.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).
Complementos
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Capilares: Minúsculos vasos que conectam as arteríolas e vênulas.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
6 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
7 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
8 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
9 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
10 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
11 Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
12 Impetigo: Infecção da pele e mucosas, produzida por uma bactéria chamada Estreptococo, e caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, com formação posterior de bolhas que contém pus e que, ao romper-se, deixam uma crosta cor de mel. Pode ser transmitida por contato entre as pessoas, como em creches.
13 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
14 Capilar: 1. Na medicina, diz-se de ou tubo endotelial muito fino que liga a circulação arterial à venosa. Qualquer vaso. 2. Na física, diz-se de ou tubo, em geral de vidro, cujo diâmetro interno é diminuto. 3. Relativo a cabelo, fino como fio de cabelo.
15 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
16 Olhos:
17 Supra-renal:
18 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
19 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
20 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.