
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS CLOB-X
Como é comum a todos os corticosteróides, CLOB-X somente deve ser utilizado por curtos períodos e sob estrito controle médico. O produto não está recomendado em tratamento superior a 2 semanas consecutivas e a dose não deverá exceder a 50 g / semana, devido a possibilidade de inibição do eixo HPA (hipotalâmico-hipofisário-supra-renal1). Recomenda-se evitar que a solução tópica (capilar2) de CLOB-X tenha contato com as membranas mucosas3 ou olhos4 e não utilizá-la próximo ao fogo.
A face5, mais do que qualquer área do corpo, pode apresentar alterações tróficas após tratamento prolongado com os corticosteróides tópicos mais potentes, como é o caso do CLOB-X. Se aplicado em região periocular (pálpebra) é preciso cuidado, evitando-se o contato com os olhos4, o que poderia resultar em glaucoma6.
Recomenda-se, quando houver indício de dermatite7 secundariamente infectada, a utilização concomitante de antiinfeccioso. Qualquer evidência de disseminação da infecção8, interromper a corticoterapia tópica e instituir terapêutica9 antiinfecciosa sistêmica adequada.
Gravidez10
Devido à possibilidade de ocorrência de anormalidades no desenvolvimento fetal em animais, embora este achado não tenha sido estabelecido em humanos, não se recomenda o uso deste ou de qualquer outro corticosteróide tópico11, principalmente os mais potentes, durante o período da gravidez10.
Uso geriátrico
CLOB-X poderá ser usado em pacientes acima de 65 anos, desde que sejam observadas as contra-indicações e precauções comuns ao produto.