
INFORMAÇÕES TÉCNICAS APLAUSE
Partes utilizadas da planta: rizoma e raiz.
Características químicas e farmacológicas
Farmacocinética: não há nenhum dado da Cimicifuga racemosa L. ou de seus ingredientes ativos quanto à farmacocinética .
Farmacodinâmica: os efeitos endócrinos dos extratos de Cimicifuga racemosa L. que ocorrem principalmente na hipófise1, foram investigados in vitro, em ratos ovariectomizados e em pacientes com queixas da Menopausa2. Ao contrário dos estrógenos, que afetam FSH, LH e prolactina3, a Cimicifuga racemosa L. reduziu apenas os níveis séricos de LH.
Existe uma hipótese de que a Cimicifuga racemosa L. atue como modulador seletivo dos receptores de estrógeno4 no SNC5 e tecido ósseo6.
Os componentes da Cimicifuga racemosa L., derivados dos triterpenos e flavonas, atuam tanto no Hipotálamo7 como nos centros vasomotores para produzir benefícios na Menopausa2.
Existem pelo menos três tipos diferentes de compostos ativos atuando sinergisticamente no extrato de Cimicifuga racemosa L.: constituintes que não se ligam aos receptores de estrógeno4, mas que suprimem a secreção de LH; constituintes que se ligam aos receptores de estrógeno4 e inibem a secreção de LH; constituintes que se ligam aos receptores de estrógeno4, mas não inibem LH.
Outros estudos in vivo e in vitro indicam um efeito dopaminérgico.
O extrato de Cimicifuga racemosa L. diminui a temperatura corporal de camundongos, prolonga o tempo de sono induzido pela Ketamina, assim como diminui a secreção de prolactina3 pela Hipófise1. Esses efeitos podem ser antagonizados por antagonistas dos receptores dopaminérgicos