
PRECAUÇÕES CLORIDRATO DE FLUOXETINA
Convulsões - assim como com outros antidepressivos, o Cloridrato de Fluoxetina deve ser administrado com cautela a pacientes com história de convulsões.Hiponatremia1 - foram relatados casos de hiponatremia1 (alguns com sódio sérico abaixo de 110 mmol/l2). A maioria desses casos ocorreu em pacientes idosos e em pacientes que estavam tomando diuréticos3 ou com depleção4 de líquidos.
Controle glicêmico - em pacientes com diabetes5, ocorreu hipoglicemia6 durante a terapia com Cloridrato de Fluoxetina
e hiperglicemia7 após a suspensão da droga. A dose de insulina8 e/ou hipoglicemiante9 oral deve ser ajustada quando for instituído o tratamento com o Cloridrato de Fluoxetina e após sua suspensão.
Carcinogênese, mutagênese e danos à fertilidade - não houve evidência de carcinogenicidade, mutagenicidade ou danos à fertilidade nos estudos in vitro ou com animais.
Gravidez10 e Lactação11
Gravidez10 - Estudos em animais não indicam danos diretos ou indiretos, relacionados ao desenvolvimento do embrião, do feto12 ou do curso da gravidez10. Entretanto, os estudos de reprodução13 animal nem sempre predizem a resposta humana e esta droga só deve ser usada durante a gravidez10 se estritamente necessária.
Lactantes14 - a Fluoxetina é excretada no leite humano; portanto deve-se ter cuidado quando o produto for administrado a mulheres que estejam amamentando.
Trabalho de parto e nascimento - o efeito de Cloridrato de Fluoxetina sobre o trabalho de parto e nascimento nos seres humanos é desconhecido.
Pacientes Infantis
A eficácia e a segurança do Cloridrato de Fluoxetina em crianças ainda não foram estabelecidas. Por este motivo, não é recomendado o uso em crianças.
Pacientes Geriátricos
Não foram observadas diferenças na segurança e eficácia entre pacientes idosos e jovens. Há relatos de experiências clínicas onde não se identificaram diferenças nas respostas de pacientes jovens ou idosos, mas uma sensibilidade maior em alguns indivíduos mais idosos não pode ser excluída.
Efeito sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas
Visto que o Cloridrato de Fluoxetina pode interferir na capacidade de julgamento, pensamento e ação, recomenda-se que os pacientes evitem dirigir veículos ou operar maquinário até que tenham certeza de que seu desempenho não foi afetado.