INFORMAÇÕES AO PACIENTE MARACUJÁ HERBARIUM

Atualizado em 28/05/2016

Como este medicamento funciona?
MARACUJÁ HERBARIUM atua no Sistema Nervoso Central1, prolongando o período do sono e atuando como calmante.
Para que este medicamento é indicado?
Tratamento de insônia, irritabilidade, agitação e impaciência
nervosa.
Quando não devo usar este medicamento?
Lactação2 ou em caso de hipersensibilidade aos componentes
da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias, recomendamos a utilização do produto para pacientes3 de idade adulta.
Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois a sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento
de reações indesejáveis.
Não associar este fitoterápico com bebidas alcoólicas, anti-histamínicos, sedativos e hipnóticos.
Doses excessivas podem potencializar a terapia de inibidores da monoamino oxidase (IMAO4).
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Como devo usar este medicamento?
MARACUJÁ HERBARIUM é apresentado em comprimidos
de cor cinza esverdeada, que possuem odor característico
e praticamente não apresentam sabor.
Ingerir 2 (dois) comprimidos, 3 (três) vezes ao dia. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidos.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo
os sintomas5, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista.
Não use o medicamento com o prazo de validade
MARACUJÁvencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Quais os males que este medicamento pode causar?
Pessoas que não apresentam insônia, e que utilizam o maracujá para outras finalidades, podem apresentar certa sonolência. Em casos muito raros, é possível a ocorrência de hipersensibilidade.
O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Doses excessivas podem causar sedação6.
Em caso de superdosagem, recomenda-se suspender o uso e procurar orientação médica.
Onde e como devo guardar este medicamento?
Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade.
Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 IMAO: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.