CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS MARACUJÁ HERBARIUM

Atualizado em 28/05/2016

MARACUJÁ HERBARIUM é constituído pelo extrato seco de maracujá (Passiflora incarnata) padronizado em flavonóides totais calculados como vitexina.O efeito sedativo do maracujá é comprovado através de sua atuação no Sistema Nervoso Central1, prolongando o período do sono e elevando o limiar nociceptivo, sendo indicado nos casos de insônia. Apresenta também atividade ansiolítica, contribuindo para o tratamento da ansiedade, agitação, irritação e impaciência nervosa.
O maracujá parece aumentar os níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA2), que, em geral, diminui a atividade das células nervosas3 no cérebro4, proporcionando relaxamento.
Além disso, parece bloquear a enzima5 monoamino oxidase,
responsável pela degradação da serotonina, e, por conseguinte, favorece o aumento da disponibilidade deste neurotransmissor, melhorando os sintomas6 da insônia.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 GABA: GABA ou Ácido gama-aminobutírico é o neurotransmissor inibitório mais comum no sistema nervoso central.
3 Células Nervosas: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO.
4 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
5 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Tem alguma dúvida sobre CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS MARACUJÁ HERBARIUM?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.