
INFORMAÇÕES AO PACIENTE KALOBA
Como este medicamento funciona?
Kaloba* contém o extrato padronizado EPs 7630, das raízes de Pelargonium sidoides D.C. Esta planta, originária da África do Sul, é utilizada na medicina popular e tem sido aplicada particularmente para o tratamento de doenças pulmonares crônicas. Com base na aplicação tradicional e na eficácia clínica observada, os efeitos antimicrobianos e modulação da resposta imune (defesa do organismo) são considerados como a ação principal de Kaloba*.
Além disto, pode se verificar que o extrato de Pelargonium sidoides D.C. EPs 7630 exerce uma ação protetora contra lesões1 do tecido2, na defesa contra infecções3, tendo portanto, uma possível influência positiva no processo de cura.
A maioria dos estudos clínicos realizados com o produto indica melhora dos sintomas4 entre o primeiro e o quarto dia de tratamento; a remissão completa dos sintomas4 foi geralmente relatada até o sétimo dia de tratamento.
Por que este medicamento foi indicado?
Kaloba*é indicado no tratamento dos sintomas4 de infecções3 agudas e crônicas, particularmente infecções3 do trato respiratório e da região do ouvido-nariz5-garganta6, tais como bronquite (tosse, tosse seca, tosse com catarro), sinusite7 (dor de cabeça8, como mucofluidificante e como fluidificante nasal), angina9 tonsilar (dor, febre10, inflamação11 da garganta6) e rinofaringite (inflamação11 da garganta6).
Quando não devo usar este medicamento?
Contra-indicações, advertências e precauções: para segurança do paciente, o uso de Kaloba* não é recomendado durante a gravidez12 e a lactação13, em casos de maior tendência a sangramento e uso de anticoagulantes14 (ex. heparina, varfarina), em casos de doenças hepáticas15 e renais graves e em casos de alergia16 aos componentes da fórmula. Cada 5 gotas do produto contém 0,03 ml de etanol.
Ingestão juntamente com outras substâncias: em caso de administração juntamente de derivados da cumarina (anticoagulante17), o efeito inibidor da coagulação18 pode ser aumentado.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Gravidez12 e lactação13: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante a lactação13 sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez12 ou iniciar amamentação19 durante o uso deste medicamento.
Uso pediátrico: Devido à insuficiência20 de estudos clínicos específicos em crianças menores de 1 ano de idade, não é recomendado o uso desse produto nesta faixa etária.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico.
Pode ser perigoso para a sua saúde21.
Como devo usar este medicamento?
Kaloba* é uma solução oral de cor entre marrom-clara e marrom-avermelhado.
Uso oral.
As gotas de Kaloba* devem ser ingeridas com algum líquido, meia hora antes das refeições. Segure o frasco verticalmente e, se necessário, bata levemente no fundo do frasco (vide ilustrações no final da bula). Após o desaparecimento dos sintomas4, recomenda-se a continuação do tratamento por alguns dias para evitar recorrência22 da doença. A duração média do tratamento é de 5 a 7 dias e não deve exceder 3 semanas.
Salvo critério médico diferente, a posologia recomendada é a seguinte:
Infecções3 agudas:
Adultos e crianças maiores de 12 anos: 30 gotas, três vezes ao dia.
Crianças com idade entre 6 e 12 anos: 20 gotas, três vezes ao dia.
Crianças menores de 6 anos: 10 gotas,três vezes ao dia.
Como tratamento subseqüente, particularmente no caso de evolução crônica da doença ou recorrência22 freqüente, a dose administrada para adultos e crianças maiores de 12 anos é a de 20 gotas três vezes ao dia.
Caso tenha esquecido de tomar uma dose, não tome a dose dobrada, mas continue o tratamento como indicado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Concentração do medicamento/ml: 825 mg de extrato etanólico das raízes de P. sidoides /ml.
Equivalência de gotas para cada mililitro: 21 gotas são equivalentes a 1 ml.
Quais os males que este medicamento pode causar?
Em casos raros, podem ocorrer distúrbios gastrintestinais (dor de estômago23, náuseas24, diarréia25), sangramento discreto da gengiva ou do nariz5, ou reações de hipersensibilidade (erupção26 cutânea27, prurido28).
Em casos muito raros, reações graves de hipersensibilidade, acompanhadas de suor no rosto, respiração ofegante e queda da pressão arterial29 podem ocorrer. Caso os efeitos colaterais30 não desapareçam, consulte o seu médico, o qual decidirá sobre possíveis medidas necessárias. Nos primeiros sinais31 de reação de hipersensibilidade (erupção26 cutânea27), o medicamento não deve ser tomado novamente.
Caso você observe qualquer efeito colateral32 que não esteja listado nesta bula, informe seu médico ou farmacêutico.
ATENÇÃO: este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.
O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Kaloba* é um medicamento fitoterápico bem tolerado. Não foram relatados sintomas4 de superdose, até o momento.
Caso ocorrer ingestão acidental de doses muito acima das recomendadas, sugere-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.
Onde e como devo guardar este medicamento?
O prazo de validade de Kaloba*, após a abertura do frasco, é de 3 meses. Extratos vegetais líquidos apresentam tendência à turvação. Uma vez que Kaloba* é constituído de extrato vegetal, podem ocorrer pequenas variações na sua cor e sabor que, entretanto, não alteram a eficácia do produto.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
ESTE MEDICAMENTO, DEPOIS DE ABERTO, SOMENTE PODERÁ SER CONSUMIDO EM 3 MESES.