
INFORMAÇÕES TÉCNICAS KALOBA
Características farmacológicas
Kaloba* contém extrato padronizado EPs 7630, das raízes de Pelargonium sidoides D.C. Esta planta, originária da África do Sul, é utilizada na medicina popular e tem sido aplicada particularmente para o tratamento de doenças pulmonares crônicas.
Com base na aplicação tradicional e na eficácia clínica observada, os efeitos antimicrobianos e modulação da resposta imune não específica e específica são considerados como a atividade farmacológica primordial de Kaloba*.
As investigações realizadas até agora confirmam uma fraca atividade antibacteriana sobre diferentes bactérias Gram positivas e Gram negativas. Os efeitos sobre a resposta imune não específica também têm sido demonstrados, indicando que Kaloba* tem especialmente propriedades imunomoduladoras ou imunorestauradoras.
Além disto, pode se verificar que o extrato de Pelargonium sidoides D.C. EPs 7630 exerce uma ação protetora contra lesões1 do tecido2, dentro do contexto da defesa contra infecções3, tendo portanto uma possível influência positiva no processo de cura.
Os seguintes efeitos de Kaloba* foram demonstrados in vitro:
• Mecanismos de estímulo da resposta imune inespecífica
- Estímulo da freqüência dos batimentos ciliares das células4 epiteliais;
- Modulação da síntese de interferon e citocinas5;
- Estímulo da atividade de células4 natural killers;
- Estímulo da atividade fagocitária, expressão das células4 de adesão e da quimiotaxia6.
• Efeitos antimicrobianos
- Propriedades antiviral e antimicrobiana moderada;
- Aumento da adesão de A-Streptococcus a células4 não vitais (descamativas). Inibição da adesão desse microorganismo a células4 vitais (não descamativas);
- Inibição da b-lactamase.
• Ação protetora de tecidos
- Inibe a elastase de leucócitos7 humanos;
- Apresenta propriedades antioxidantes.
Propriedades toxicológicas: nos estudos de toxicologia não foram observados indícios de potencial tóxico do extrato de Pelargonium sidoides D.C. EPs 7630 após uso agudo8 ou subcrônico. A substância comprovou ser extremamente bem tolerada. A experiência clínica demonstra que Kaloba*, administrado nas doses indicadas, não apresenta atividade toxicológica. Em estudo de toxicidade9 reprodutiva em ratos, não foi observado efeito nocivo na fertilidade e no desenvolvimento embrio-fetal.
Propriedades farmacocinéticas: a maioria dos extratos vegetais é uma mistura de vários componentes em que os princípios ativos não são bem identificados. Isto também é válido para o extrato de Pelargonium sidoides D.C. EPs 7630.
Por esse motivo, os dados farmacocinéticos sobre as substâncias individuais presentes no extrato vegetal de Pelargonium sidoides D.C. EPs 7630 ainda não estão disponíveis.