INFORMAÇÕES TÉCNICAS REFORGAN

Atualizado em 28/05/2016

A L-arginina é precursora na gênese do óxido nítrico. O óxido nítrico é uma molécula que apresenta múltiplas funções no organismo. Dentre estas, temos: a estimulação da resposta imunológica mediada por linfócitos e macrófagos1; a redução da hiperagregabilidade plaquetária e a manutenção do tônus vascular2 na regulação da pressão arterial3, que envolve um equilíbrio dinâmico entre o óxido nítrico e as endotelinas. O óxido nítrico, produzido nas células4 endoteliais a partir da L-arginina, determina uma vasodilatação. A L-arginina aumenta a liberação do hormônio5 de crescimento, que se encontra diminuída em indivíduos idosos. Existem evidências, também, demonstrando a ação benéfica da L-arginina nos processos de cicatrização. O aspartato de L-arginina age como defatigante e nos diversos tipos de astenia6. Age, também, como coadjuvante7 no tratamento dos processos infecciosos em geral, inclusive nos causados pelo estresse. O aspartato de L-arginina reforça, ainda, a capacidade muscular.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Macrófagos: É uma célula grande, derivada do monócito do sangue. Ela tem a função de englobar e destruir, por fagocitose, corpos estranhos e volumosos.
2 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
3 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
5 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
6 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
7 Coadjuvante: Que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.