INFORMAÇÕES TÉCNICAS OMEPRAZOL

Atualizado em 28/05/2016

AçãoO omeprazol age por inibição da H+K+ATPase, enzima1 localizada especificamente na célula2   parietal do estômago3 e responsável por uma das etapas finais no mecanismo de produção   de ácido a nível gástrico. Assim, através dessa seletiva, há uma diminuição da acidez tanto   pela redução da secreção ácida basal como da estimulada pela pentagastrina. A administração   diária de omeprazol em dose única, via oral, causa rapidamente a inibição da secreção   ácida gástrica.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
3 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES TÉCNICAS OMEPRAZOL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.