POSOLOGIA OMEPRAZOL

Atualizado em 28/05/2016

A dose oral para adultos é de 20 mg, administrada uma vez ao dia antes do café da   manhã, durante 2 a 4 semanas no caso de úlceras1 duodenais e durante 4 a 8 semanas   para úlceras1 gástricas e esofagite de refluxo2. Na profilaxia de úlceras1 duodenais eesofagite de refluxo recomenda-se 10 ou 20 mg antes do café da manhã. Em pacientes   com síndrome de Zollinger-Ellison3 a dosagem deve ser individualizada de maneira a   se administrar a menor dose capaz de reduzir a secreção gástrica ácida abaixo de 10 mEq   durante a hora anterior à próxima dose. A posologia inicial é normalmente de 60 mg em   dose única; posologias superiores a 80 mg/dia devem ser administradas em 2 vezes.
A dose recomendada na esofagite de refluxo2 para crianças com idade superior a 1 ano é de   10 mg em dose única administrada pela manhã com o auxílio de líquido. Para crianças   acima de 20 Kg utilizar omeprazol 20 mg. Caso a criança tenha dificuldade de engolir , as   cápsulas podem ser abertas e o seu conteúdo pode ser misturado com líquido e ingerido   imediatamente. Se necessário a dose poderá ser aumentada, a critério médico, até, no   máximo, 40 mg/dia.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
2 Esofagite de refluxo: É uma inflamação na mucosa do esôfago (camada que reveste o esôfago) causada pelo refluxo (retorno) do conteúdo gástrico ao esôfago. Se não tratada pode causar danos, desde o estreitamento (estenose) do esôfago - o que irá causar dificuldades na deglutição dos alimentos - até o câncer. Portadores de hérnia do hiato (projeção do estômago para o tórax), obesos, sedentários, fumantes, etilistas, pessoas tensas ou ansiosas têm maior predisposição à esofagite de refluxo.
3 Síndrome de Zollinger-Ellison: Doença caracterizada pelo aumento de produção de gastrina devido à presença de gastrinoma. O gastrinoma (tumor produtor de gastrina) está localizado na maioria das vezes no pâncreas. A hipersecreção de gastrina produz úlceras pépticas, má digestão, esofagite, duodenojejunite e/ou diarréia. Em 20% dos casos está relacionada com neoplasia endócrina múltipla tipo I (NEM I), que acompanha-se na maioria das vezes de hiperparatireiodismo (80%) e em alguns raros casos de insulinomas, glucagomas, VIPomas ou outros tumores.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA OMEPRAZOL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.