MODO DE AÇÃO VIGAMED

Atualizado em 28/05/2016

Uma liberação neural aumentada de noradrenalina1, causada pelo bloqueio pré-sináptico de receptores alfa 2, pode contribuir com os efeitos inotrópicos e cronotrópicos positivos no músculo cardíaco2. Em doses menores, o efeito inotrópico é predominante e há aumento da pressão sangüínea3; em doses maiores, a vasodilatação periférica pode prevalecer sobre o efeito inotrópico e ocorre a diminuição da pressão sangüínea3.

Os efeitos da fentolamina  no tratamento da disfunção erétil  são decorrentes do bloqueio alfa-adrenérgico4 nos vasos sangüíneos5 penianos. A ação da droga consiste no relaxamento da musculatura lisa trabecular cavernosa e na dilatação as artérias6 penianas, o que permite o aumento do fluxo sangüíneo arterial ao corpo cavernoso, levando à ereção7, Ocorre uma ligeira tumefação8 na glande e no corpo esponjoso.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Noradrenalina: Mediador químico do grupo das catecolaminas, liberado pelas fibras nervosas simpáticas, precursor da adrenalina na parte interna das cápsulas das glândulas suprarrenais.
2 Músculo Cardíaco: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo.
3 Pressão sangüínea: Força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É expressa como uma razão (Exemplo: 120/80, lê-se 120 por 80). O primeiro número é a pressão sistólica ou pressão máxima. E o segundo número é a presão diastólica ou mínima.
4 Adrenérgico: Que age sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
5 Vasos sangüíneos: Órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo. Existem três tipos principais de vasos sangüíneos que são as artérias, veias e capilares.
6 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
7 Ereção: 1. Ato ou efeito de erigir ou erguer. 2. Inauguração, criação. 3. Levantamento ou endurecimento do pênis.
8 Tumefação: Ato ou efeito de tumefazer-se. Em patologia, significa aumento de volume em algum tecido do corpo; tumor, intumescência, inchação.

Tem alguma dvida sobre MODO DE AÇÃO VIGAMED?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.