ADVERTÊNCIAS ACETATO DE PREDNISOLONA 1%

Atualizado em 28/05/2016
Nas doenças que causam adelgaçamento da córnea1, são conhecidos casos de perfuração com o uso de esteróides tópicos.Devido à ausência de agente antimicrobiano, se ocorrer uma infecção2 devem ser tomadas medidas para combater os organismos envolvidos.
Em infecções3 oculares purulentas4, o uso de esteróide tópico5 pode mascarar ou aumentar a infecção2 existente.
O uso de medicação esteróide em presença de herpes simples requer precaução e deve ser acompanhado de freqüentes exames com microscópio com lâmpada de fenda.
Como tem sido relatado o aparecimento de infecções3 fúngicas6 com o uso prolongado de esteróides tópicos, deve-se suspeitar de invasões fúngicas6 em qualquer ulceração7 da córnea1, quando o esteróide foi usado ou está em uso.
O uso de corticosteróides tópicos pode provocar o aumento da pressão intra-ocular em certos pacientes, o que pode ocasionar dano ao nervo óptico e falhas no campo visual8. É aconselhável a monitorização freqüente da pressão intra-ocular.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Purulentas: Em que há pus ou cheio de pus; infeccionadas. Que segrega pus. No sentido figurado, cuja conduta inspira nojo; repugnante, asqueroso, sórdido.
5 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
6 Fúngicas: Relativas à ou produzidas por fungo.
7 Ulceração: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
8 Campo visual: É toda a área que é visível com os olhos fixados em determinado ponto.

Tem alguma dúvida sobre ADVERTÊNCIAS ACETATO DE PREDNISOLONA 1%?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.