INFORMAÇÕES AO PACIENTE ACETILCISTEÍNA

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamento
Acetilcisteína1 fluidifica as secreções e favorece a expectoração2 por não interferir no mecanismo da tosse produtiva. Este efeito fluidificante se manifesta após 3 a 4 horas do início da administração.
Devido à sua ação antioxidante, acetilcisteína1 é capaz de prevenir e/ou estabilizar a progressão do enfisema3 pulmonar. Acetilcisteína1 exerce também ação protetora contra alguns dos danos provocados pelo hábito de fumar; todavia, deixar de fumar é a medida mais saudável.

Cuidados de armazenamento
Acetilcisteína1 xarope - Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger
da luz.
Acetilcisteína1 granulado - Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
Proteger da Luz e Umidade

Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, os prazos de validade de acetilcisteína1 xarope ou granulado são de 24 meses contados a partir das datas de fabricação impressas em suas embalagens externas.
Após abertura do frasco, o xarope tem validade de 14 dias, não sendo recomendada sua
utilização após este prazo.

NÃO USE MEDICAMENTO S COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

Gravidez4 e lactação5
Acetilcisteína1 deve ser usada durante a gravidez4 e a lactação5 somente se os benefícios do tratamento esperados para a mãe superarem os riscos potenciais para o bebê. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento ou após o seu término.
Não se sabe se acetilcisteína1 é excretada no leite materno. Informe ao seu médico se está amamentando.

Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico; somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia. A interrupção do tratamento pode ocasionar a não obtenção dos resultados esperados.

Reações adversas
Por ser derivada de um aminoácido natural, acetilcisteína1 é normalmente bem tolerada.
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Contra-indicações e precauções
O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida a acetilcisteína1 e/ou demais componentes das formulações.
Acetilcisteína1 granulado 100 e 200 mg: Atenção diabéticos: contém açúcar6.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSA PARA A SAÚDE7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Acetilcisteína: Derivado N-acetil da cisteína. É usado como um agente mucolítico para reduzir a viscosidade das secreções mucosas.
2 Expectoração: Ato ou efeito de expectorar. Em patologia, é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões; escarro.
3 Enfisema: Doença respiratória caracterizada por destruição das paredes que separam um alvéolo de outro, com conseqüente perda da retração pulmonar normal. É produzida pelo hábito de fumar e, em algumas pessoas, pela deficiência de uma proteína chamada Antitripsina.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
6 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE ACETILCISTEÍNA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.