INDICAÇÕES ESPECÍFICAS AIRES

Atualizado em 28/05/2016

Complicação Pulmonar da Fibrose Cística1

A posologia recomendada para este caso é a seguinte:

Crianças até 2 anos de idade: 100 mg (1 envelope) a 200 mg (ou 2 envelopes) a cada 12 horas.

Crianças de 2 a 7 anos de idade: 200 mg (2 envelopes) a cada 8 horas.

Adultos e crianças maiores de 7 anos de idade: de 200 a 400 mg (2 envelopes de 200 mg) a cada 8 horas.

A critério médico, as doses acima podem ser aumentadas até o dobro.


Intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol

Por via oral, dose inicial de 150 mg/kg de peso corpóreo a ser ingerida no mínimo dentro de 10 horas após o uso do agente tóxico (paracetamol), seguida por doses individuais de 70 mg/kg a cada 4 horas por 1 a 3 dias.


O que fazer no caso de esquecer de tomar uma dose?

Caso você esqueça de tomar uma dose, deve tomá-la o quanto antes, e tomar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose.


Cuidados de conservação

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30º C), proteger da luz e umidade.


Prazo de validade

Se armazenado nas condições recomendadas, o medicamento é válido por 24 meses.

Verifique sempre o prazo de validade do medicamento antes de usá-lo.


NUNCA USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO POIS PODE SER PREJUDICIAL À SUA SAÚDE2.


Gravidez3 e lactação4:

O medicamento está enquadrado na categoria B de risco na gravidez3. Este medicamento não dever ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.


Aspecto físico e características organolépticas do medicamento

Granulado alaranjado de odor e sabor característicos.


Cuidados de administração

Aires (acetilcisteína5) granulado deve ser administrado somente por via oral.

Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).

O granulado deve ser dissolvido com o auxílio de uma colher, conforme figura abaixo, e ingerido em seguida. Não se deve guardar a solução.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.


Uso Adulto e Pediátrico:

Aires (acetilcisteína5) granulado: 100 mg.

Uso Adulto:

Aires (acetilcisteína5) granulados: em geral 600 mg ao dia ou conforme a seguir:


A duração do tratamento é de 5 a 10 dias, não desaparecendo os sintomas6 procure um médico.


- REAÇÕES ADVERSAS

Por ser derivada de um aminoácido natural, acetilcisteína5 é normalmente bem tolerada. O uso de Aires (acetilcisteína5) oral pode ser seguido ocasionalmente de reações de hipersensibilidade. Foram descritas reações tais como náusea7, vômito8, diarréia9 e irritação gastrintestinal.


Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.



Ingestão concomitante com outras substâncias

- INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Existe interação de Aires (acetilcisteína5) oral com alguns antibióticos, portanto recomenda-se o uso intercalado entre os medicamentos. Sugere-se o uso de Aires (acetilcisteína5) oral 2 horas antes ou depois da administração do antibiótico.


Achados de testes laboratoriais: alterações clinicamente importantes dos parâmetros laboratoriais padrão não foram encontradas com a administração de Aires (acetilcisteína5) oral.


Interações com alimentos: até o momento não foi relatada interação entre Aires (acetilcisteína5) oral e alimentos.


Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fibrose cística: Doença genética autossômica recessiva que promove alteração de glândulas exócrinas do organismo. Caracterizada por infecções crônicas das vias aéreas, que leva ao desenvolvimento de bronquiectasias, insuficiência pancreática exócrina, disfunções intestinais, anormalidades das glândulas sudoríparas e disfunção genitourinária.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Acetilcisteína: Derivado N-acetil da cisteína. É usado como um agente mucolítico para reduzir a viscosidade das secreções mucosas.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
8 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
9 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.