INFORMAÇÕES AO PACIENTE EMAMA

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamentoA vitamina1 E não é produzida pelo organismo. Ela deve ser ingerida na alimentação e/ou através de suplementação2.
As vitaminas participam das reações químicas das células3 que transformam os alimentos em hidratos de carbono, gorduras e proteínas4, e são essenciais para a estruturação normal do organismo. Vitamina1 E, é muito importante para o correto funcionamento de diversos órgãos. Possui uma ação antioxidante, isto é, combate os radicais livres, protegendo as células3 dos efeitos nocivos da oxidação. A vitamina1 E contribui para reduzir a deposição de colesterol5 nas artérias6, pois combate os radicais livres, os quais, em excesso, prejudicam a eliminação do colesterol5 da corrente sangüínea ajudando a prevenir a ateroscIerose, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares7. Também contribui para reduzir os riscos de doenças associadas ao
envelhecimento, como a catarata8, Alzheimer9, Parkinson, entre outras.

Cuidados de armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
Proteger da luz e umidade

Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação o prazo de validade de Emama (acetato de DL-á-tocoferol) são de 24 meses.
Não tome medicamentos após a data de validade indicada na embalagem; pode ser prejudicial à saúde10.

Gravidez11 e lactação12
Informe seu médico a ocorrência de gravidez11 na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informe ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não existem relatos sobre problemas na interrupção do tratamento.

Reações adversas
Informe o seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias
O uso concomitante com antiácidos13 contendo hidróxido de alumínio diminui a absorção das vitaminas lipossolúveis.
O uso simultâneo com anticoagulantes14 derivados da cumarina pode levar à hipoprotrombinemia.

Contra-indicações e precauções
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Não foram relatadas até o momento contra-indicações ao uso de vitamina1 E nas quantidades correspondentes ao nível máximo de segurança.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE10.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
6 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
7 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
8 Catarata: Opacificação das lentes dos olhos (opacificação do cristalino).
9 Alzheimer: Doença degenerativa crônica que produz uma deterioração insidiosa e progressiva das funções intelectuais superiores. É uma das causas mais freqüentes de demência. Geralmente começa a partir dos 50 anos de idade e tem incidência similar entre homens e mulheres.
10 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
11 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
12 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
13 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
14 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.