INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE GUARANÁ HERTZ

Atualizado em 28/05/2016

Características farmacológicas:
Os principais constituintes da Paullinia cupana são as metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina), além de altas concentrações de taninos. Foram observadas várias ações farmacológicas oriundas das metilxantinas sobre o Sistema Nervoso Central1 (SNC2) e cardiovascular. O mecanismo de ação inclui a inibição da enzima3 fosfodiesterase (com aumento das concentrações de AMPcíclico intracelular) e o antagonismo de adenosina, o que resulta na estimulação do SNC2. Produz estimulação cardíaca (efeito inotrópico e cronotrópico positivo), além de promover vasodilatação periférica e vasoconstrição4 craniana. Estimula a musculatura esquelética e o centro da respiração. Além disso, aumenta a secreção ácido-gástrica e age como um diurético5 em curto prazo.
Farmacocinética: a cafeína é rapidamente absorvida por via oral e atinge o pico plasmático cerca de uma hora após sua administração.
A ligação às proteínas6 plasmáticas difere entre as três metilxantinas, apresentando a teofilina 50-60%, a cafeína 25-30% e a teobro-mina 15-25%, justificando-se este valor mais baixo para a teobromina devido esta ter ausente o grupo metilo no N-1, importante para a ligação com as proteínas6 plasmáticas. Atravessa a barreira hematoencefálica.
Toxicologia: os estudos toxicológicos com P. cupana em animais de laboratório têm mostrado baixa toxicidade7. Estudos em voluntários sadios também demonstraram ausência de efeitos tóxicos. A dose letal de cafeína para o ser humano é de cerca de dez gramas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
3 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
4 Vasoconstrição: Diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.
5 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
6 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
7 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE GUARANÁ HERTZ?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.