REAÇÕES ADVERSAS GUARANÁ HERTZ

Atualizado em 28/05/2016

As metilxantinas, constituintes principais da Paullinia cupana, pela estimulação direta do músculo cardíaco1, podem causar aumento de batimentos cardíacos e palpitações2. Além disso, podem produzir irritação gástrica e aumento do volume urinário. Os efeitos adversos deste medicamento devidos à cafeína são geralmente leves e transitórios, embora frequentes. Sob o ponto de vista psiquiátrico, a cafeína pode exacerbar estados ansiosos e contribuir para distúrbios de sono. Devido à presença de teobromina, teofilina e cafeína, seu uso contínuo pode causar dependência. O uso excessivo deste medicamento também pode levar a hipocalcemia3 (diminuição de cálcio) devido à ação diurética deste medicamento.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Músculo Cardíaco: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo.
2 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
3 Hipocalcemia: É a existência de uma fraca concentração de cálcio no sangue. A manifestação clínica característica da hipocalcemia aguda é a crise de tetania.

Tem alguma dúvida sobre REAÇÕES ADVERSAS GUARANÁ HERTZ?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.