INFORMAÇÕES AO PACIENTE BIOPLUS GINSENG

Atualizado em 28/05/2016

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?BIOPLUS GINSENG é um medicamento fitoterápico obtido a partir das raízes de Panax ginseng C. A. Meyer. O Ginseng age como adaptógeno ou agente antiestresse. Ele melhora a capacidade de trabalho (ação estimulante) aumentando a resistência não específica do organismo às influências externas, e também o nível geral da atividade celular evidenciado pelo aumento acentuado da capacidade física e mental.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
BIOPLUS GINSENG é indicado nos estados de fadiga1 física e mental e como adaptógeno nas situações de stress acentuado.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Contra-Indicações: O produto não deve ser usado por pacientes hipersensíveis aos componentes da fórmula. Em casos de hiperestrogenia, hipertensão2, taquicardia3, insônia, síndromes febris. Como o Ginseng contém pequenas quantidades de estrona, estradiol e estriol, pode ocorrer a aparição de ginecomastia4 ou galactorréia5. Hipertensos agudos devem tomar precauções pois o Ginseng pode elevar a pressão. A dose diária não deve ultrapassar 1 cápsula ao dia. Não é recomendada sua utilização durante a gravidez6 e lactação7 por ser estimulante e conter estrogênios
em sua composição.

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA.

NÃO DEVE SER UTILIZADO DURANTE A AMAMENTAÇÃO8, EXCETO SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA. INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE OCORRER GRAVIDEZ6 OU INICIAR AMAMENTAÇÃO8 DURANTE O USO DESTE MEDICAMENTO.

ESTE MEDICAMENTO É CONTRA-INDICADO NA FAIXA ETÁRIA DE 0-12 ANOS.

INFORME AO MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS.

INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTA FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
A experiência clínica sugere que a dose de 5 mg a 30 mg de ginsenosídeos totais (equivale a 1 cápsula) do BIOPLUS GINSENG é eficaz, segura e bem tolerada.
Adultos: uma cápsula ao dia, antes ou após as refeições. As cápsulas são mais facilmente ingeridas com algum líquido. Recomenda-se em geral manter o tratamento por 4 a 8 semanas. O uso contínuo não deve exceder a três meses.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS9, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DE SEU CIRURGIÃODENTISTA.

NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE
O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

A CÁPSULA NÃO PODE SER PARTIDA OU MASTIGADA.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Podem ocorrer raros casos de reações gastrintestinais leves e transitórias (como náusea10, dor de estômago11 e diarréia12 matinal) e insônia, possivelmente relacionados ao Ginseng. Além disso, relataram-se raros casos de reações alérgicas.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
A síndrome13 de abuso do Ginseng pode ser detectada pelos sintomas9 de: insônia, nervosismo, euforia, diarréia12 matinal, e erupções cutâneas14. O paciente deve suspender o uso e procurar um médico.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar na embalagem original. Manter em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) e proteger
da luz e umidade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
2 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
3 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
4 Ginecomastia: Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc. Em certas ocasiões ocorrem de forma idiopática.
5 Galactorréia: Secreção mamária anormal de leite fora do período de amamentação. Pode ser produzida por distúrbios hormonais ou pela ação de medicamentos.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
8 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
9 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
10 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
11 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
12 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
13 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
14 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.

Tem alguma dvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE BIOPLUS GINSENG?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.