INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE MAXIDRIN

Atualizado em 28/05/2016

Características farmacológicas: paracetamol é um analgésico1 que produz alívio rápido e eficaz da dor. O mecanismo de ação não está totalmente determinado. O paracetamol pode atuar inibindo a síntese de prostaglandinas2 a nível de sistema nervoso central3 e em menor grau, bloqueando o impulso nervoso a nível periférico. A ação periférica pode também ser decorrente da inibição da síntese das prostaglandinas2 ou a inibição da síntese de outras substâncias que sensibilizam os nociceptores diante dos estímulos mecânicos ou químicos.
Como antipirético4, o paracetamol provavelmente atua a nível central sobre o centro hipotalâmico regulador da temperatura para produzir uma vasodilatação periférica que aumenta o fluxo de sangue5 na pele6, do suor e perda de calor. A ação a nível central provavelmente está relacionada com a inibição da síntese de prostaglandinas2 no hipotálamo7. O paracetamol é rapidamente absorvido no trato gastrintestinal superior8. Os picos plasmáticos ocorrem entre 30 e 60 minutos após doses terapêuticas, normalmente dentro de 4 horas após superdosagem. A N-acetilcisteína9 demonstrou reduzir a extensão do dano ao fígado10 após superdosagem por paracetamol. A meiavida plasmática é de 1 a 4 horas, não variando em situações de insuficiência renal11, porém pode prolongar-se em casos de sobredose aguda. Aproximadamente 90 a 95% da dose é metabolizada no fígado10, principalmente por conjugação com ácido glucurônico, ácido sulfúrico e cisteína. Um metabólito12 intermediário que pode acumular-se no caso de sobredose devido às rotas metabólicas principais serem saturadas, é hepatotóxico e possivelmente nefrotóxico. A cafeína é um estimulante suave do sistema nervoso central3. A constrição13 dos vasos sangüíneos14 cerebrais, induzida pela cafeína, que origina uma diminuição do fluxo sangüíneo cerebral e da tensão de oxigênio no cérebro15, pode contribuir para o alívio de alguns tipos de dores de cabeça16. A associação de cafeína e paracetamol promove ação mais acelerada e eficaz do analgésico1
MAXIDRIN.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
2 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
3 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
4 Antipirético: Medicamento que reduz a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal. Entretanto, ele não vai afetar a temperatura normal do corpo se uma pessoa que não tiver febre o ingerir. Os antipiréticos fazem com que o hipotálamo “ignore“ um aumento de temperatura induzido por interleucina. O corpo então irá trabalhar para baixar a temperatura e o resultado é a redução da febre.
5 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
6 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
7 Hipotálamo: Parte ventral do diencéfalo extendendo-se da região do quiasma óptico à borda caudal dos corpos mamilares, formando as paredes lateral e inferior do terceiro ventrículo.
8 Trato Gastrintestinal Superior: O segmento do TRATO GASTROINTESTINAL que inclui o ESÔFAGO, o ESTÔMAGO e o DUODENO.
9 Acetilcisteína: Derivado N-acetil da cisteína. É usado como um agente mucolítico para reduzir a viscosidade das secreções mucosas.
10 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
11 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
12 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
13 Constrição: 1. Ação ou efeito de constringir, mesmo que constrangimento (ato ou efeito de reduzir). 2. Pressão circular que faz diminuir o diâmetro de um objeto; estreitamento. 3. Em medicina, é o estreitamento patológico de qualquer canal ou esfíncter; estenose.
14 Vasos sangüíneos: Órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo. Existem três tipos principais de vasos sangüíneos que são as artérias, veias e capilares.
15 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
16 Cabeça:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.