GRAVIDEZ E LACTAÇÃO ATMOS

Atualizado em 28/05/2016

O uso de ATMOS® (besilato de anlodipino + maleato de enalapril) é contra-indicado durante a gravidez1 e lactação2.

Quando usado durante o 2º e 3º trimestres, os inibidores da ECA podem causar dano fetal ou morte. Também pode ocorrer hipotensão3, anemia4 neonatal, hipercalemia5, insuficiência renal6 e oligohidrâmnio7. Caso ocorra gravidez1 durante o tratamento, este deve ser descontinuado e substituído por outro medicamento. O médico deverá ser informado se ocorrer gravidez1 na vigência do tratamento.

Informá-lo se estiver amamentando.

Besilato de anlodipino: categoria C de risco na gravidez1.

Maleato de enalapril: Categoria C de risco na gravidez1 (primeiro trimestre de gestação) e D (segundo e terceiro trimestres de gestação).


Primeiro trimestre de gestação:

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientaç ão médica ou

do cirurgião dentista .


Segundo e terceiro trimestres de gestação:

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientaç ão médica .

Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez1 .

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
4 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
5 Hipercalemia: É a concentração de potássio sérico maior que 5.5 mmol/L (mEq/L). Uma concentração acima de 6.5 mmol/L (mEq/L) é considerada crítica.
6 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
7 Oligohidrâmnio: É quando a gestante está com menos líquido amniótico que o ideal dentro do útero. Ele ocorre mais comumente durante o terceiro trimestre da gestação.

Tem alguma dúvida sobre GRAVIDEZ E LACTAÇÃO ATMOS?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.